DOS BALBUCIOS ÀS PALAVRAS

o ensino da oralidade na Educação Infantil à luz da perspectiva histórico-cultural

Autores

  • Lucineia Maria Lazaretti Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/Campus Paranavaí)
  • Maria Claudia da Silva Saccomani UAC/UFSCar - professora

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v30i01.13131

Resumo

Este artigo objetiva investigar o ensino da oralidade na Educação Infantil à luz da teoria histórico-cultural, sistematizando sugestões didático-pedagógicas para esse nível escolar. Orientamo-nos pelo pressuposto de que o ensino da língua materna, especificamente, da oralidade deva garantir que a escola de educação infantil possibilite que bebês e crianças possam se apropriar e participar de diferentes práticas discursivas orais. Para isso, desafiamo-nos a explicitar ações intencionais, em diálogo crítico-propositivo com a Base Nacional Comum Curricular, tensionando porquê, o quê e como ensinamos a oralidade na Educação Infantil. Assim, defendemos que as práticas pedagógicas na Educação Infantil, orientadas pelos objetivos-conteúdos-metodologias, possibilitem conquistas e aprendizagens que desenvolvam a linguagem oral em suas máximas possibilidades, de acordo as especificidades de cada momento do desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucineia Maria Lazaretti, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/Campus Paranavaí)

Professora Adjunta na Universidade Estadual do Paraná (Campus Paranavaí). Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista. Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste e Especialista em Teoria Histórico-Cultural pela Universidade Estadual de Maringá. Desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas: Teoria Histórico-Cultural, Educação Infantil; Organização do ensino; Desenvolvimento Humano; Formação de Professores. É integrante do Grupo de Pesquisa e Ensino “Trabalho Educativo e Escolarização” (GENTEE/UEM-UNESPAR).

Maria Claudia da Silva Saccomani, UAC/UFSCar - professora

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação Escolar pela UNESP de Araraquara. Trabalhou na Secretaria Municipal de Educação de Limeira/SP, coordenando a formação continuada dos professores de Educação Infantil da rede municipal. Atuou como professora no Ensino Fundamental e na Educação Infantil na rede municipal de Jundiaí/SP. Atualmente, é professora da Unidade da Atendimento à Criança (UAC) na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Lazaretti, L. M., & Saccomani, M. C. da S. (2021). DOS BALBUCIOS ÀS PALAVRAS: o ensino da oralidade na Educação Infantil à luz da perspectiva histórico-cultural. Momento - Diálogos Em Educação, 30(01). https://doi.org/10.14295/momento.v30i01.13131