DOS BALBUCIOS ÀS PALAVRAS
o ensino da oralidade na Educação Infantil à luz da perspectiva histórico-cultural
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v30i01.13131Palavras-chave:
Educação Infantil, Desenvolvimento da Criança, Conteúdos da Educação InfantilResumo
Este artigo objetiva investigar o ensino da oralidade na Educação Infantil à luz da teoria histórico-cultural, sistematizando sugestões didático-pedagógicas para esse nível escolar. Orientamo-nos pelo pressuposto de que o ensino da língua materna, especificamente, da oralidade deva garantir que a escola de educação infantil possibilite que bebês e crianças possam se apropriar e participar de diferentes práticas discursivas orais. Para isso, desafiamo-nos a explicitar ações intencionais, em diálogo crítico-propositivo com a Base Nacional Comum Curricular, tensionando porquê, o quê e como ensinamos a oralidade na Educação Infantil. Assim, defendemos que as práticas pedagógicas na Educação Infantil, orientadas pelos objetivos-conteúdos-metodologias, possibilitem conquistas e aprendizagens que desenvolvam a linguagem oral em suas máximas possibilidades, de acordo as especificidades de cada momento do desenvolvimento.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdfAcesso em: 9 jun. 2021.
ELKONIN, D. B. Desarrollo psíquico del niño desde el nacimiento hasta el ingreso en la escuela. In. SMIRNOV, A. A.; LEONTIVE, A. N.; RUBINSTEIN, S. L.; TIEPLOV, B. M. Psicología. México: Grijalbo, 1960.
ELKONIN, D. B.. Development of speech. In: ZAPOROZHETS, A. V.; ELKONIN, D. B. (ed.). The psychology of preschool children. Cambridge: The MIT Press. 1974.
ELKONIN, D. B.. Sobre el problema de la periodizacion del desarrollo psíquico em la infância. In: SHUARE. M. (org.). La Psicologia evolutiva y pedagogica en la URSS. Moscú: Editorial Progreso, 1987.
FRANCO. A. de F.; MARTINS. L. M. Palavra escrita: vida registrada em letras. A alfabetização para além da Política Nacional de Alfabetização (PNA). [recurso digital] Goiânia: Editora Phillos Academy, 2021. Disponível em: https://phillosacademy.com/palavra-escrita-vida-registrada-em-letras. Acesso em: 9 jun. 2021.
LAZARETTI, L. M. “Cadê o Conteúdo que estava aqui?” Interlocuções entre a Base Nacional Comum Curricular e educação infantil. In: MALANCHEN, J.; MATOS, N. S. D.; ORSO, P. J. A Pedagogia Histórico-Crítica, as Políticas Educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Campinas: Autores Associados, 2020.
LAZARETTI, L. M. Idade pré-escolar (3-6 anos) e a educação infantil: a brincadeira de papéis periodização e o ensino sistematizado. In: MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. (org.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas: Autores Associados, 2016.
LEONTIEV, A. Desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 2004.
LURIA, A. R. Pensamento e linguagem: as últimas conferências de Luria. Porto Alegre: ARTMED, 2001.
LURIA, A. R. Fundamentos de psicologia. Rio de Janeiro: LTC, 1981.
LURIA, A. R. Curso de psicologia geral: linguagem e pensamento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979. v. 4.
MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.
MARTINS, L. M. O ensino e o desenvolvimento da criança de zero a três anos. In: ARCE, A.; MARTINS, L. M. (org.). Ensinando aos pequenos de zero a três anos. Campinas: Alínea, 2012.
MOREIRA, J. A. S.; SAITO, H. I.; VOLSI, M. E. F.; LAZARETTI, L. M. Valorização dos profissionais ou desprofissionalização na educação infantil? Novas e velhas representações do professor. Revista eletrônica de educação, São Carlos, v. 12, p. 1 - 15, 2018. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2663/875. Acesso em 09 de jun. de 2021.
MUKHINA, V. Psicologia da idade pré-escolar: um manual completo para compreender e ensinar desde o nascimento até os sete anos. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
PASQUALINI, J. C.; MARTINS, L. M. Currículo por campos de experiência na educação infantil: ainda é possível preservar o ensino desenvolvente?. Revista on-line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 425–447, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13312. Acesso em: 9 jun. 2021.
PETROVSKI, A. Psicologia general: manual didático para os institutos de Pedagogia. Madri: Editorial Progresso, 1985.
SOLOVIEVA Y.; ROJAS, L. Q. La actividad de juego en la edad preeescolar. México: Trillas, 2016.
SOLOVIEVA, Y.; ROJAS, L. Q. Ensenãnza de la lectura: método práctico para la formación lectora. México: Trillas, 2008.
TRAVAGLIA, L. C. et al. Gêneros orais – Conceituação e caracterização. In: XIV Simpósio Nacional de Letras e Linguística. 2013, Uberlândia. Anais [...].EDUFU, 2013.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
VIGOTSKII, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, L. S.; LEONTIEV, A. N.; LURIA, A. R. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2012.
VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas. Madrid: Visor, 2001. t. 2
VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas. Madrid: Visor, 2006. t. 4.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.