CONCEPÇÕES INFANTIS SOBRE A PALAVRA DURANTE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v30i01.12738

Resumo

No presente artigo, dados de segmentação vocabular, produzidos durante a alfabetização, foram descritos e analisados com vistas à discussão concernente a aspectos relevantes para a constituição da noção de palavra durante o período inicial de desenvolvimento da escrita. Objetiva-se verificar quais são as hipóteses de escrita infantil no que diz respeito aos limites gráficos entre as palavras para analisar como a criança em fase de alfabetização evolui até chegar à demarcação de fronteiras vocabulares conforme a norma, bem como ao entendimento do que constitui uma palavra. Os dados apresentados são referentes a duas crianças pertencentes ao 3º ano de alfabetização de uma escola pública, coletados por meio de entrevistas que visaram indagar sobre o que a criança entendia ser uma palavra (CARRAHER, 1989). A interpretação das respostas teve o suporte da teoria dos constituintes prosódicos (NESPOR; VOGEL, 1986). Os resultados da análise mostraram que, de modo geral, a criança pode oscilar ou manter as concepções iniciais sobre o que seja uma palavra como o entendimento que cada sílaba constitui uma palavra.  No entanto, para a inteligibilidade do que está escrito, a segmentação vocabular parece assumir importância para a leitura segundo as explicações infantis. Evidenciando, assim, o quanto a trajetória da criança em direção à palavra escrita não é linear e apresenta multiplicidade de acepções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Regina Gonçalves Ferreira, FURG

ossui licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literatura (FURG) , licenciatura em Pedagogia (UNINTER), especialização em Ciências Sociais na Educação (URCAMP), mestrado em Educação (UFPel) e doutorado em Educação (UFPel). É membro do grupo de pesquisa GEALE - UFPel (Grupo de Estudos sobre a Aquisição da Linguagem Escrita); e participa ainda do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento (GEALI-FURG). É membro do Laboratório de Alfabetização e Práticas de Incentivo a Leitura- LAPIL-FURG. Possui experiência nas áreas da Educação, Alfabetização, Educação Infantil, Linguística, e Formação Docente. Atualmente realiza Pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, na Faculdade de Educação, na linha de pesquisa formação de professores e práticas educativas.

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Ferreira, C. R. G. (2021). CONCEPÇÕES INFANTIS SOBRE A PALAVRA DURANTE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Momento - Diálogos Em Educação, 30(01). https://doi.org/10.14295/momento.v30i01.12738