METODOLOGIA PROBLEMATIZADORA COM USO DO ARCO DE MAGUEREZ NO ENSINO DE GERÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PERÍODO DE PÓS-PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v33i1.15523Palavras-chave:
Métodos Ativos, Ensino Superior, Estudantes, GerênciaResumo
A transição para o período de pós-pandemia exige, mais uma vez, que os educadores adaptem suas práticas pedagógicas, expressando assim a necessidade de implementar novas estratégias de ensino. Objetivou-se com este artigo relatar a experiência acerca do desenvolvimento de uma estratégia de ensino-aprendizagem para os discentes de uma disciplina de Gerência de Enfermagem no período pós-pandêmico. Trata-se de um relato de experiência decorrente do processo de tutoria aos discentes da graduação de enfermagem matriculados na disciplina de Gerência de Enfermagem. A experiência foi conduzida por meio da metodologia problematizadora com uso do Arco de Maguerez, e proporcionou o desenvolvimento de produtos baseados nos problemas observados na prática, tornando sua construção e aplicação significativas. Conclui-se que a experiência pedagógica auxiliou os alunos a consolidar características relevantes para o desenvolvimento de competências gerenciais primordiais ao perfil de um profissional de enfermagem.
Downloads
Referências
BASTOS, Milena de Carvalho et al. Emergency remote teaching in nursing graduation: experience report during COVID-19. REME: Revista Mineira de Enfermagem, v. 24, e-1335, 2020. Disponível em: http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-27622020000100501&lng=pt&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 9 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.5935/1415.2762.20200072
BEZERRA, Italla Maria Pinheiro. State of the art of nursing education and the challenges to use remote technologies in the time of Corona Virus Pandemic. Journal of Human Growth and Development, v. 30, n. 1, p. 141-147, 2020. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/jhgd/article/view/10087. Acesso em: 10 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.7322/jhgd.v30.10087
BORDENAVE, Juan Díaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino-aprendizagem. 33. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.
BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 39, 18 mar. 2020.
BRASIL. Portaria nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 239, p. 131, 11 dez. 2019.
BRASIL. Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 37, 16 nov. 2001.
BRAZ, Jamara Cardoso Neves et al. A educação contemporânea no contexto da covid 19: EaD, aulas remotas e o ensino híbrido. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 27., 2022, Fortaleza. Anais eletrônicos [...] Fortaleza: CIAED, 2021. Disponível em: https://www.abed.org.br/congresso2022/anais/trabalhos/76705.pdf. Acesso em: 9 fev. 2024.
CARNEIRO, Priscilla Rodrigues Caminha et al. O ensino de enfermagem e os desafios do uso de tecnologias remotas em tempos de pandemia do coronavírus (COVID-19). Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 8667-8682, 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23600. Acesso em: 10 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-587
CORRÊA, Adriana Katia et al. Metodologia problematizadora e suas implicações para a atuação docente: relato de experiência. Educação em Revista, v. 27, n. 3, p. 61-77, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/YmxmpnCy99v59RgG7xfx7fp/?lang=pt. Acesso em: 18 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982011000300004
COSTA, Roberta et al. Nursing teaching in COVID-19 times: how to reinvent it in this context?. Texto & Contexto - Enfermagem, v. 29, e20200202, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/yfH55Z8QPg5S6rftGrcbJBF/?lang=en. Acesso em: 20 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2020-0002-0002
FREITAS, Daniel Antunes et al. Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 20, n. 57, p. 437-448, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/SgvYjZrHVm94nXfkqrn6JRM/?lang=pt. Acesso em: 9 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622014.1177
GARCIA, Rafael Vilas Boas et al. Emergency Remote Education: educational practices and teaching perceptions. Educação & Realidade, v. 48, e124612, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/G8Gjnrrm4Ry4Mp35BJk7yQb/?lang=en. Acesso em: 8 fev. 2024.
HAO, Xiaonan et al. Application of digital education in undergraduate nursing and medical interns during the COVID-19 pandemic: a systematic review. Nurse Education Today, v. 108, 105183, 2022. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0260691721004408. Acesso em: 1 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2021.105183
HUANG, Grace C.; NEWMAN, Lori R.; SCHWARTZSTEIN, Richard M. Critical thinking in health professions education: summary and consensus statements of the Millennium Conference 2011. Teaching and Learning in Medicine, v. 26, n. 1, p. 95-102, 2014. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10401334.2013.857335. Acesso em: 1 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/10401334.2013.857335
LACERDA, Cássio Silva et al. Simulation as an active methodology for the education of students in nursing: an integrative review. Online Brazilian Journal Nursing, v. 19, n. 2, e20206490, 2021. Disponível em: https://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/6490. Acesso em: 18 jul. 2022.
LANGEGÅRD, Ulrica et al. Nursing students’ experiences of a pedagogical transition from campus learning to distance learning using digital tools. BMC Nursing, v. 20, 23, 2021. Disponível em: https://bmcnurs.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12912-021-00542-1. Acesso em: 1 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.1186/s12912-021-00542-1
LIRA, Ana Luisa Brandão de Carvalho et al. Nursing education: challenges and perspectives in times of the COVID-19 pandemic. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, n. 2, e20200683, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/5k48Mq64Qp5vnCthC3GGMMq/?lang=en. Acesso em: 9 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0683
LOUREIRO, Fernanda; SOUSA, Luís; ANTUNES, Vanessa. Use of Digital Educational Technologies among Nursing Students and Teachers: an exploratory study. Journal of Personalized Medicine, v. 11, n. 10, 1010, 2021. Disponível em: https://www.mdpi.com/2075-4426/11/10/1010. Acesso em: 1 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/jpm11101010
LUZ, Fernanda Soares et al. QR code: uma proposta pedagógica na formação dos professores de educação física. Revista Vértices, v. 22, n. 2, p. 261-272, 2020. Disponível em: https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15399. Acesso em: 8 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.19180/1809-2667.v22n22020p261-272
MAFRA, Adriana Luiz Sartoreto; SANTOS, Edirlei Machado dos. O ensino de gerência e o desenvolvimento de competências gerais em enfermagem na graduação: uma revisão de literatura. Unifunec Ciências da Saúde e Biológicas, v. 2, n. 4, p. 1-15, 2019. Disponível em: https://seer.unifunec.edu.br/index.php/rfce/article/view/2412. Acesso em: 17 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.24980/ucsb.v2i4.2412
MENDES, Ana Vitória Andrade de Sousa et al. A formação em Enfermagem para a prática da gestão: revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 10, n. 17, e247101724859, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/24859. Acesso em: 17 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i17.24859
MORAN, José. O Ensino Híbrido: emergência ou tendência? Gazeta do Povo, Curitiba, 15 mar. 2021, 12:29. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/educacao-e-midia/o-ensino-hibrido-emergencia-ou-tendencia/. Acesso em: 9 fev. 2024.
NICHELE, Aline Grunewald; SCHLEMMER, Eliane; RAMOS, Adriana de Farias. QR Codes na Educação em Química. RENOTE, v. 13, n. 2, p. 1-9, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/61425. Acesso em: 8 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.61425
PAIVA, Karoline Galvão Pereira et al. Nova era para o ensino de enfermagem pós-pandemia de COVID-19. Revista Enfermagem Atual In Derme, v. 96, n. 38, e-021242, 2022. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1387. Acesso em: 9 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.31011/reaid-2022-v.96-n.38-art.1387
PERBONE, Janaína Gomes; CARVALHO, Emília Campos de. Sentimentos do estudante de enfermagem em seu primeiro contato com pacientes. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 64, n. 2, p. 343-347, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/k9zNzP3WBN3pfn7bdT3WbSz/?lang=pt. Acesso em: 10 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-71672011000200019
SANTOS, Emillia Conceição Gonçalves dos et al. Metodología activa en la Enseñanza de Enfermería en Cuidados Intensivos: relato de experiencia. Index de Enfermería, v. 28, n. 3, p. 139-142, 2019. Disponível em: http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1132-12962019000200011&lng=es. Acesso em: 18 jul. 2022.
SANTOS, Telma Temoteo. O Arco de Maguerez e a Aprendizagem Baseada em Projetos na Educação em Saúde. Revista Educação Pública, v. 20, n. 7, 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/7/o-arco-de-maguerez-e-a-aprendizagem-baseada-em-projetos-na-educacao-em-saude. Acesso em: 8 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.20438/ecs.v7i2.320
SILVA, Luiz Alberto Ruiz da et al. O arco de Maguerez como metodologia ativa na formação continuada em saúde. Interfaces Científicas - Educação, v. 8, n. 3, p. 41-54, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5274. Acesso em: 9 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p41-54
SOUZA, Cláudio José de et al. Desafios no ensino teórico prático de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva: resquícios pós-pandemia. Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales, v.16, n.9, p. 15481-15495, 2023. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/1755. Acesso em: 10 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.55905/revconv.16n.9-101
SOUZA, Gisele Leles; REIS, Luana Araújo dos; MALHEIRO, Thalyan Oliveira. A metodologia da problematização como estratégia de ensino em curso superior. Research, Society and Development, v. 10, n. 13, e01101320873, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/20873. Acesso em: 18 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i13.20873
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF). Como vai ocorrer a oferta de disciplinas na Educação Presencial Mediada por Tecnologias?. Niterói: UFF, 2022. Disponível em: https://www.uff.br/?q=faq/como-vai-ocorrer-oferta-de-disciplinas-na-educacao-presencial-mediada-por-tecnologias. Acesso em: 8 fev. 2024.
VIEIRA, Viviane Cazetta de Lima et al. Nursing education in the context of the COVID-19 pandemic: reflecting on the challenges faced. Revista Paranaense de Enfermagem, v. 3, n. 1, p. 94-100, 2020. Disponível em: https://www.fafiman.br/seer/index.php/REPEN/article/view/609/0. Acesso em: 20 jul. 2022.
YUN, Bei et al. The effectiveness of different teaching methods on medical or nursing students: protocol for a systematic review and network meta-analysis. Medicine, v. 99, n. 40, e21668, 2020. Disponível em: https://journals.lww.com/md-journal/Fulltext/2020/10020/The_effectiveness_of_different_teaching_methods_on.6.aspx. Acesso em: 1 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.1097/MD.0000000000021668
ZIERER, Maximiliano de Souza et al. Impactos da utilização de plataformas digitais para a aprendizagem de universitários durante a pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, v. 10, n. 12, e594101220688, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/20688. Acesso em: 10 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20688
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Momento - Diálogos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.