METODOLOGIA PROBLEMATIZADORA COM USO DO ARCO DE MAGUEREZ NO ENSINO DE GERÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PERÍODO DE PÓS-PANDEMIA

Autores

  • Yasmin Saba de Almeida Universidade Federal Fluminense https://orcid.org/0000-0003-2391-7009
  • Geilsa Soraia Cavalcanti Valente Universidade Federal Fluminense
  • Érica Brandão de Moraes Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v33i1.15523

Palavras-chave:

Métodos Ativos, Ensino Superior, Estudantes, Gerência

Resumo

A transição para o período de pós-pandemia exige, mais uma vez, que os educadores adaptem suas práticas pedagógicas, expressando assim a necessidade de implementar novas estratégias de ensino. Objetivou-se com este artigo relatar a experiência acerca do desenvolvimento de uma estratégia de ensino-aprendizagem para os discentes de uma disciplina de Gerência de Enfermagem no período pós-pandêmico. Trata-se de um relato de experiência decorrente do processo de tutoria aos discentes da graduação de enfermagem matriculados na disciplina de Gerência de Enfermagem. A experiência foi conduzida por meio da metodologia problematizadora com uso do Arco de Maguerez, e proporcionou o desenvolvimento de produtos baseados nos problemas observados na prática, tornando sua construção e aplicação significativas. Conclui-se que a experiência pedagógica auxiliou os alunos a consolidar características relevantes para o desenvolvimento de competências gerenciais primordiais ao perfil de um profissional de enfermagem.

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Biografia do Autor

Yasmin Saba de Almeida, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharel e Licenciada em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense. Membro do Núcleo de Pesquisa Trabalho, Saúde e Educação (Nupetse) da Universidade Federal Fluminense.

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Associada III do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da Universidade Federal Fluminense. Vice-líder do Núcleo de Pesquisa Trabalho, Saúde e Educação (Nupetse) da Universidade Federal Fluminense.

Érica Brandão de Moraes, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da Universidade Federal Fluminense. Líder do Grupo de Pesquisa GePI - LabQualiSeg UFF (Segurança do Paciente, Tecnologias e Gestão do Cuidado Seguro) da Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2024-04-16

Como Citar

Almeida, Y. S. de, Valente, G. S. C., & Moraes, Érica B. de. (2024). METODOLOGIA PROBLEMATIZADORA COM USO DO ARCO DE MAGUEREZ NO ENSINO DE GERÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PERÍODO DE PÓS-PANDEMIA. Momento - Diálogos Em Educação, 33(1), 210–230. https://doi.org/10.14295/momento.v33i1.15523