REFÚGIO E UNIVERSIDADE

um estudo de casos sobre políticas de acesso à educação superior para pessoas refugiadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.15982

Palavras-chave:

Acesso à educação superior, Direitos Humanos e Educação, Políticas públicas em educação, Refugiados e Migrantes

Resumo

A pesquisa apresenta algumas reflexões e propostas sobre o papel das universidades com os direitos das pessoas refugiadas e deslocadas. Nesse sentido, o estudo tem como objetivo geral mapear e sistematizar as características de programas específicos de acolhimento de estudantes refugiados na educação superior. Trata-se de um estudo qualitativo descritivo, buscando verificar políticas específicas de acesso à educação superior para pessoas refugiadas em diferentes países das Américas, quais sejam: Canadá, México e Brasil. Para tanto, utilizamos o método de estudo de caso múltiplo e dividimos a pesquisa em duas partes: a) a primeira discute os impactos do deslocamento forçado para a trajetória educacional das pessoas refugiadas, bem como os desafios para ingresso no educação superior; b) a segunda parte apresenta os resultados e as discussões acerca dos casos analisados. Por meio do estudo, foi possível identificar semelhanças e diferenças entre as experiências observadas, bem como oferecer algumas sugestões e soluções para ampliar e aprimorar a atuação das universidades brasileiras no que se refere ao tema do refúgio.

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Biografia do Autor

Jaqueline Bertoldo, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Mestre e Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisadora no Observatório das Migrações/UnB. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). E-mail para contato: bertoldojaque@gmail.com 

Tatyana Scheila Friedrich, Universidade Federal do Paraná

Diretora do Departamento das Migrações do Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil. Doutora em Direito pela Universidade Federal do Paraná, tendo realizado seus estudos de pós-doutorado na Fordham University, Estados Unidos. Professora Titular de Direito Internacional na Universidade Federal do Paraná. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Nupesul - Núcleo de Pesquisa em Direito Público do Mercosul PPGD//UFPR. E-mail para contato: tatyanafriedrich@yahoo.com 

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Publicado

2024-01-09

Como Citar

Bertoldo, J., & Scheila Friedrich, T. (2024). REFÚGIO E UNIVERSIDADE: um estudo de casos sobre políticas de acesso à educação superior para pessoas refugiadas. Momento - Diálogos Em Educação, 32(03), 220–243. https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.15982

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