REFÚGIO E UNIVERSIDADE

um estudo de casos sobre políticas de acesso à educação superior para pessoas refugiadas

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.15982

Mots-clés :

Acesso à educação superior, Direitos Humanos e Educação, Políticas públicas em educação, Refugiados e Migrantes

Résumé

A pesquisa apresenta algumas reflexões e propostas sobre o papel das universidades com os direitos das pessoas refugiadas e deslocadas. Nesse sentido, o estudo tem como objetivo geral mapear e sistematizar as características de programas específicos de acolhimento de estudantes refugiados na educação superior. Trata-se de um estudo qualitativo descritivo, buscando verificar políticas específicas de acesso à educação superior para pessoas refugiadas em diferentes países das Américas, quais sejam: Canadá, México e Brasil. Para tanto, utilizamos o método de estudo de caso múltiplo e dividimos a pesquisa em duas partes: a) a primeira discute os impactos do deslocamento forçado para a trajetória educacional das pessoas refugiadas, bem como os desafios para ingresso no educação superior; b) a segunda parte apresenta os resultados e as discussões acerca dos casos analisados. Por meio do estudo, foi possível identificar semelhanças e diferenças entre as experiências observadas, bem como oferecer algumas sugestões e soluções para ampliar e aprimorar a atuação das universidades brasileiras no que se refere ao tema do refúgio.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Jaqueline Bertoldo, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Mestre e Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisadora no Observatório das Migrações/UnB. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). E-mail para contato: bertoldojaque@gmail.com 

Tatyana Scheila Friedrich, Universidade Federal do Paraná

Diretora do Departamento das Migrações do Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil. Doutora em Direito pela Universidade Federal do Paraná, tendo realizado seus estudos de pós-doutorado na Fordham University, Estados Unidos. Professora Titular de Direito Internacional na Universidade Federal do Paraná. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Nupesul - Núcleo de Pesquisa em Direito Público do Mercosul PPGD//UFPR. E-mail para contato: tatyanafriedrich@yahoo.com 

Références

ACNUR. Global Trends in Forced Displacement in 2022. 2023. Disponível em: https://www.unhcr.org/global-trends-report-2022 Acesso em: 11 ago. 2023.

ACNUR. Global Trends in Forced Displacement in 2021. 2022a. Disponível em: https://www.unhcr.org/media/global-trends-report-2021 Acesso em: 11 ago. 2023.

ACNUR. All Inclusive: The campaign for refugee education. 2022b. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2022/09/631ef5a84.pdf Acesso em: 11 ago. 2023.

ACNUR. Staying the course: The challenges facing refugee education. 2021. Disponível em: https://www.unhcr.org/612f85d64/unhcr-education-report-2021-staying-course-challenges-facing-refugee-education Acesso em: 14 jun. 2022.

ACNUR. Coming Together For Refugee Education. 2020. Disponível em: https://www.unhcr.org/5f4f9a2b4 Acesso em: 14 jun. 2022.

ACNUR. Refugee Education 2030: A Strategy for Refugee Inclusion. 2019. Disponível em: https://www.unhcr.org/publications/education/5d651da88d7/education-2030-strategy-refugee-education.html Acesso em: 07 fev. 2023.

ACNUR e WUSC. Building Educational Pathways for Refugees: Mapping a Canadian peer-to-peer support model. 2017. Disponível em: https://wusc.ca/wp-content/uploads/2021/05/Building-educational-pathways-for-refugees.pdf Acesso em: 06 jun. 2023.

CREA, Thomas M. Refugee higher education: Contextual challenges and implications for program design, delivery, and accompaniment. International Journal of Educational Development, v. 46, p. 12–22, 1 jan. 2016. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0738059315300080 Acesso em: 07 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijedudev.2015.11.005

CSVM e ACNUR. Relatório Anual Cátedra Sérgio Vieira de Mello de 2022. 2022. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2022/09/CSVM-Relato%CC%81rio-Anual-2022.pdf Acesso em: 14 ago. 2023.

DIME. Reporte Anual 2017. Disponível em: https://www.proyectohabesha.org/img/documentos/RA2017.pdf Acesso em: 06 jun. 2023.

DIME. Proyecto Habesha. 2019. Disponível em: https://www.proyectohabesha.org/habesha.html Acesso em: 07 jun. 2023.

DIME. Annual Report 2020. 2021. Disponível em: https://www.proyectohabesha.org/download/reporte-anual-2020.pdf Acesso em 12 set. 2023.

DIME. Local Student Committees. 2022. Disponível em: https://dimemx.org/local-student-committees/ Acesso em: 07 jun. 2023.

DIME. Convocatoria. Programa de Educación Universitaria para personas refugiadas en México. 2023. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1QS0ckly3HTzrSiBpDS8uEXoUktiCidAP/view Acesso em: 07 jun. 2023.

EGAS, José. Introdução. In: JUBILUT, Liliana Lyra; et al. 15 anos de Cátedra Sérgio Vieira de Mello no Brasil: Universidades e Pessoas Refugiadas. 2020. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2020/10/15-Anos-C%C3%A1tedra-Sergio-Mello.pdf Acesso em: 14 ago. 2023.

ELLIS, Claire; OREJA, Courtney; JANKOWSKI, Emma. Aiming Higher: The Case for Refugee Access to Tertiary Education in Canada. In: SETHI, Bharati et al. Understanding the Refugee Experience in the Canadian Context. Disponível em: https://books.google.ca/books?id=REcdEAAAQBAJ&printsec=copyright&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false Acesso em: 06 jun. 2023.

​HASHIMOTO, Naoko. Are New Pathways of Admitting Refugees Truly ‘Humanitarian’ and ‘Complementary’? Journal of Human Security Studies, v. 10, n. 2, p. 15–31, 2021.

LAMBRECHTS, Agata. The super-disadvantaged in higher education: barriers to access for refugee background students in England. High Educ, v. 80, p. 803–822, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10734-020-00515-4 Acesso em: 07 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/s10734-020-00515-4

JUBILUT, Liliana Lyra; et al. 2020. Prefácio. In: JUBILUT, Liliana Lyra; et al. 15 anos de Cátedra Sérgio Vieira de Mello no Brasil: Universidades e Pessoas Refugiadas. 2020. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2020/10/15-Anos-C%C3%A1tedra-Sergio-Mello.pdf Acesso em: 14 ago. 2023.

MANGAN, Doireann; WINTER, Laura Anne. (In)validation and (mis)recognition in higher education: the experiences of students from refugee backgrounds. International Journal of Lifelong Education, v. 36, n. 4, p. 486-502, 2017. Disponível em: https://www.tandfonline.com/action/showCitFormats?doi=10.1080%2F02601370.2017.1287131 Acesso em: 07 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/02601370.2017.1287131

MELENDEZ, Adrián. Proyecto Habesha. In: I Fórum Internacional sobre Caminhos Complementares para Admissão em Terceiros Países (Palestra). International Institute of Humanitarian Law. Disponível em: https://iihl.org/ Acesso em: 06 set. 2023.

PERES, Luise Bittencourt; et al. Integrar e acolher: o acesso de refugiados e imigrantes haitianos nas universidades. Educação e Pesquisa, v. 48, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/7tJjf3CBfYWMMSW7mZWz5Pg/# Acesso em: 14 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248244344eng

​PETERSON, Glen. “Education changes the world”: The World University Service of Canada’s Student Refugee Program. Refuge, v. 27, n. 2, p. 111–121, 2012. Disponível em: https://refuge.journals.yorku.ca/index.php/refuge/article/view/34728 Acesso em: 06 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.25071/1920-7336.34728

ROCHA, Stéfani Rafaela Pintos da; AZEVEDO, Rômulo Souza de Azevedo; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi. Educação Superior para Refugiados: uma análise dos procedimentos de ingresso nas universidades brasileiras vinculadas à Cátedra Sérgio Vieira de Mello. Revista Iberoamericana de Educación, v. 88, n. 1, p. 147-162, 2021. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8354741 Acesso em: 14 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.35362/rie8814828

RODRIGUES, Gilberto Marcos. Antônio. O acesso de pessoas refugiadas ao educação superior e o Pacto Global sobre os Refugiados: A experiência da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM). In: RAMOS, A. C.; RODRIGUES, G. M. A; ALMEIDA, G. A. 70 Anos da Convenção relativa ao Estatuto dos Refugiados - (1951-2021): Perspectivas de futuro. Brasília: ACNUR BRASIL, 2021.

SELM, Joanne Van. Complementary Pathways to Protection: Promoting the Integration and Inclusion of Refugees in Europe? Annals of the American Academy of Political and Social Science, v. 690, n. 1, p. 136–152, 2020. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0002716220935868?journalCode=anna Acesso em: 02 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.1177/0002716220935868

STREITWIESER, B. et al. Access for Refugees Into Higher Education: A Review of Interventions in North America and Europe. Journal of Refugee Studies, v. 23, n. 4, p. 473–496, 6 dez. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1028315318813201 Acesso em: 07 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1177/1028315318813201

UNESCO. Educación para personas jóvenes y adultas migrantes. 2022. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000380560 Acesso em: 19 jun. 2022.

WUSC e EUMC. About the Student Refugee Program. 2023. Disponível em: https://srp.wusc.ca/about/ Acesso em: 06 jun. 2023.

WUSC. Building Educational Pathways for Refugees: Mapping a Canadian peer-to-peer support model. 2017. Disponível em: https://wusc.ca/wp-content/uploads/2021/05/Building-educational-pathways-for-refugees.pdf Acesso em: 06 jun. 2023.

WUSC. Annual Report 2021-2022. 2022. Disponível em: https://assets.wusc.ca/annual-reports/wusc-annual-report-2021-2022-en.pdf Acesso em: 06 jun. 2023.

WUSC. About WUSC. 2023. Disponível em: https://wusc.ca/about/ Acesso em: 06 jun. 2023.

Téléchargements

Publié-e

2024-01-09

Comment citer

Bertoldo, J., & Scheila Friedrich, T. (2024). REFÚGIO E UNIVERSIDADE: um estudo de casos sobre políticas de acesso à educação superior para pessoas refugiadas. Momento - Diálogos Em Educação, 32(03), 220–243. https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.15982

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.