ANDARILHAGENS PELA EDUCAÇÃO ESTÉTICO-AMBIENTAL

um percurso extensionista de formação integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17000

Palavras-chave:

Educação, Meio Ambiente, Prática pedagógica

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados do Projeto de Extensão “A boniteza de andarilhar pela Lagoa dos Patos”, que teve como centralidade o desenvolvimento da Educação Estético-Ambiental por meio da realização de trilhas interpretativas. Desenvolvido pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense – Campus Pelotas – Visconde da Graça, em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Augusto Assumpção, na cidade de Pelotas (RS), o Projeto buscou estimular reflexões estético-ambientais junto a estudantes da referida escola, com vistas à identificação das problemáticas socioambientais locais e à construção de alternativas para sua superação. Participaram do Projeto estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. As atividades realizadas incluíram encontro formativo, trilha interpretativa pela margem da Lagoa dos Patos, experimentação de trilhas virtuais com utilização de óculos 3D, visitação a ateliê de artesanato local e corrida de orientação. Os dados foram produzidos a partir de anotações feitas na roda de conversa de avaliação e encerramento do Projeto, quando os/as estudantes, após observarem fotografias registradas durante a atividade da trilha pela margem da Lagoa dos Patos, debateram sobre as imagens observadas. A análise foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva. Dentre os resultados, destacam-se a potencialidade da realização de trilhas interpretativas para estímulo dos sentidos humanos; promoção de reflexões estético-ambientais; sensibilização dos/as estudantes para a resolução das problemáticas socioambientais identificadas; e formação mais integral dos sujeitos.

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Biografia do Autor

Danielle Müller de Andrade

Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Líder do GEPTEA – Grupo de Estudo e Pesquisa Transdisciplinar em Educação Ambiental.

Patricia da Rosa Louzada da Silva, IFSul - Campus Pelotas-Visconde da Graça

Doutora em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora no Instituto Federal Sul-rio-grandense. 

Nathalia Cardoso Velasques

Especialista em Diversidade Vegetal pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Licencianda de Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

Müller de Andrade, D., da Rosa Louzada da Silva, P., & Cardoso Velasques, N. (2024). ANDARILHAGENS PELA EDUCAÇÃO ESTÉTICO-AMBIENTAL: um percurso extensionista de formação integral. Momento - Diálogos Em Educação, 33(3), 84–101. https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17000