ANDARILHAGENS PELA EDUCAÇÃO ESTÉTICO-AMBIENTAL

um percurso extensionista de formação integral

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17000

Palabras clave:

Educación; Medio ambiente; Práctica pedagógica

Resumen

Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados do Projeto de Extensão “A beleza de caminhar pela Lagoa dos Patos”, que teve como foco o desenvolvimento da Educação Estético-Ambiental por meio da criação de trilhas interpretativas. Desenvolvido pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense – Campus Pelotas – Visconde da Graça, em colaboração com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Augusto Assumpção, da cidade de Pelotas (RS), o Projeto buscou estimular reflexões estético-ambientais entre alunos desta escola, com o objetivo de identificar problemas socioambientais locais e construir alternativas para superá-los. Participaram do Projeto alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. As atividades realizadas incluíram encontro formativo, trilha interpretativa pelas margens da Lagoa dos Patos, experimentação de trilhas virtuais com óculos 3D, visita à oficina de artesanato local e corrida de orientação. Os dados foram produzidos a partir de anotações feitas na roda de conversa de avaliação e encerramento do Projeto, quando os alunos, após observarem fotografias tiradas durante a atividade de trilha às margens da Lagoa dos Patos, debateram as imagens observadas. A análise foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva. Dentre os resultados, destaca-se o potencial de criação de trilhas interpretativas para estimular os sentidos humanos; promoção de reflexões estético-ambientais; sensibilizar os alunos para a resolução dos problemas socioambientais identificados; e uma formação mais abrangente dos sujeitos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Danielle Müller de Andrade

Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Líder do GEPTEA – Grupo de Estudo e Pesquisa Transdisciplinar em Educação Ambiental.

Patricia da Rosa Louzada da Silva, IFSul - Campus Pelotas-Visconde da Graça

Doutora em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora no Instituto Federal Sul-rio-grandense. 

Nathalia Cardoso Velasques

Especialista em Diversidade Vegetal pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Licencianda de Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense

Citas

ANDRADE, Danielle Müller de. Cúpula Geodésica: um lugar potencializador da Educação Estético-Ambiental. 2021. 180f. Tese (Doutorado em Educação Ambiental). Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande. 2021.

ANDRADE, Danielle Müller de; SCHMIDT, Elisabeth Brandão; Montiel, Fabiana Celente. Educação Estético-ambiental e Educação Física: corpos no contexto escolar. Revista Ambiente & Educação, Rio Grande, v. 27, n. 01, Ago, 2022. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/14250/9723. Acesso em: 29 fev. 2024.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Aqui é onde moro, aqui nós vivemos: Escritos para pensar e praticar o Município Educador Sustentável. 2. ed. Ed. Brasília: MMA, Programa Nacional de Educação Ambiental, 2005.

DUARTE JR. João Francisco. Fundamentos da educação estética. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 1988.

DUARTE JR. João Francisco. O sentido dos sentidos. A educação (do) sensível. 3. ed. Curitiba: Criar edições, 2004.

ESTÉVEZ, Pablo René. Educar para el bien y la beleza. Rio Grande, RS: Editora da FURG, 2011.

ESTÉVEZ, Pablo René. La alternativa estética en la educación liberadora. La Habana: Editora Política, 2012.

ESTÉVEZ, Pablo René; ÁLVAREZ, Lurima Estévez. La transdisciplinaridad en la educación. Rio Grande: Editora da FURG, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 21

ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

MONTIEL, Fabiana Celente; ANDRADE, Danielle Muller. Trilhas virtuais no Ensino Médio Integrado: uma experiência pedagógica em Educação Física escolar. In: MALDONADO, Daniel Teixeira; SILVA, Maria Eleni Henrique da; MARTINS, Raphaell Moreira (org.). Educação Física e justiça social: experiências curriculares na educação básica. Curitiba: CRV, p. 237-252, 2022.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 2. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.

NEIMAN, Zysman; MENDONÇA, Rita. Ecoturismo: discurso, desejo e realidade. Revista Turismo em Análise, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 98-110, 2000. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63521. Acesso em: 18 fev. 2022

PAIVA, Andréa Carla de; FRANÇA Tereza Luiza de. Trilhas interpretativas. Reconhecendo os elos com a Educação Física. Revista Brasileira de Ciências, Curitiba, v. 28, n. 3, pp. 109-124, Mai. 2007. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/26/33. Acesso em: 27 fev. 2024.

REZENDE, Pauline Apolinário Czarneski; SIMÕES, Juliana Duarte; SILVA, Josineide Ribeiro da. Educação Estético-Ambiental: ações transformadoras na prática docente por meio da linguagem. Revista Latinoamericana de Estudios em Cultura y Sociedad, v.04, n. 969, Nov, 2018. Disponível em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/969/539.

Acesso em: 27 fev. 2024.

RUAS, Keli Siqueira. Barro Duro: Balneário de Resistência afro-pelotense e suas potencialidades geoturísticas e geopatrimoniais. Revista Mirante, v. 16, n. 3, p.34-48, 2023. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/mirante/article/view/14378. Acesso em: 26 fev. 2024.

SANTOS, Mariane Cyrino dos; FLORES, Mônica Dutra; ZANIN, Elisabete Maria. Trilhas interpretativas como instrumento de interpretação, sensibilização e educação ambiental na APAE de Erechim/RS. Vivências, v.7, n.13, p.189 -197, Outubro, 2011. Disponível em: http://www2.reitoria.uri.br/~vivencias/Numero_013/artigos/artigos_vivencias_13/n13_21.pdf. Acesso em: 27 fev. 2024.

Publicado

2024-12-16

Cómo citar

Müller de Andrade, D., da Rosa Louzada da Silva, P., & Cardoso Velasques, N. (2024). ANDARILHAGENS PELA EDUCAÇÃO ESTÉTICO-AMBIENTAL: um percurso extensionista de formação integral. Momento - Diálogos Em Educação, 33(3), 84–101. https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17000