A CONCEPÇÃO DE EMOÇÃO NOS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL

Autores

  • Carla Ramirez Universidade Federal de Goiás
  • Soraya Vieira Santos Universidade Federal de Goiás
  • Jordana de Castro Balduino Paranahyba Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v30i01.12366

Resumo

As emoções nem sempre foram um foco da Psicologia, foi necessário um longo processo para que adentrassem esse campo e passassem a ser estudadas a partir de uma perspectiva científica. Henri Wallon se tornou uma referência nesse aspecto, por seu estudo acerca da afetividade e sua função na concepção de uma pessoa completa, com ênfase para a ligação com a aprendizagem, compreendendo as emoções em uma relação intrínseca com a cognição. As emoções têm ganhado espaço no ambiente escolar e no processo de desenvolvimento do aluno e é crescente o número de materiais de educação socioemocional que têm surgido e sido utilizados na Educação Básica. Assim, a pesquisa tem como objetivo compreender qual a concepção de emoção adotada nesses materiais e buscar assimilar quais são as possíveis consequências dessa concepção para a subjetividade do aluno. A metodologia utilizada foi o estudo documental, tendo sido construída uma Ficha de Análise para identificação de dados em programas de educação emocional. Identificou-se falta de clareza nos materiais quanto ao conceito de emoção e de educação socioemocional, sendo que estes são associados a temas específicos. Analisou-se como aparece nos materiais a ideia de controle das emoções, de sucesso profissional e certo discurso positivo e prescritivo. Foram ressaltados os pontos favoráveis dos materiais: compreende o aluno como um sujeito integral e torna a atividade pedagógica mais prática. Indica-se a necessidade de continuar os estudos em torno da temática da educação socioemocional, pois se trata de questão que carece de aprofundamento conceitual.

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Biografia do Autor

Carla Ramirez, Universidade Federal de Goiás

Graduação em andamento na Universidade Federal de Goiás (UFG)/ Faculdade de Educação (FE), cursando Bacharelado e Licenciatura em Psicologia. Atualmente participa da LIAC - Liga de Análise do Comportamento, é membro no projeto de pesquisa intitulado "A emoção na escola: Um estudo sobre como a temática da afetividade tem comparecido nas escolas de Educação Básica" e integra o projeto de extensão Literar com a infância no enfrentamento do (des)conhecido.

Soraya Vieira Santos, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás, Mestrado e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG. É professora adjunta da FE/UFG na disciplina Psicologia da Educação; e está vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura - NEPPEC da FE/UFG. Investiga principalmente temáticas relacionadas aos fundamentos da educação, à formação de professores e à relação psicologia e educação, a partir do aporte teórico de Henri Wallon. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735462J9

Jordana de Castro Balduino Paranahyba, Universidade Federal de Goiás

Psicóloga pela PUC-Goiás, com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade de Barcelona. Professora Associada da área de Psicologia da Educação, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. http://lattes.cnpq.br/1444222161390647

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Publicado

2021-08-05

Como Citar

Ramirez Albuquerque Barbosa, C., Vieira Santos, S., & de Castro Balduino Paranahyba, J. (2021). A CONCEPÇÃO DE EMOÇÃO NOS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL. Momento - Diálogos Em Educação, 30(01). https://doi.org/10.14295/momento.v30i01.12366