ANDARILHAGENS PELA EDUCAÇÃO ESTÉTICO-AMBIENTAL

um percurso extensionista de formação integral

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17000

Keywords:

Education. Environment. Pedagogical practice

Abstract

Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados do Projeto de Extensão denominado “A beleza de caminhar pela Lagoa dos Patos”, com foco no desenvolvimento da Educação Estético-Ambiental por meio da criação de trilhas interpretativas. O Projeto foi idealizado pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense – Campus Pelotas – Visconde da Graça, em parceria com a Escola de Ensino Fundamental Luiz Augusto Assumpção, da cidade de Pelotas (RS). Buscou estimular os alunos daquela escola a refletirem sobre questões estético-ambientais, a fim de identificar problemas socioambientais locais e criar alternativas para superá-los. Participaram do Projeto alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. As atividades realizadas incluíram um encontro de formação, uma trilha interpretativa pela orla da Lagoa dos Patos, experimentação de trilhas virtuais com uso de óculos 3D, visita a um ateliê de artesanato local e uma prova de orientação. Os dados foram produzidos a partir de anotações realizadas durante a avaliação do Projeto e de conversas de encerramento, quando os alunos, após observarem fotografias tiradas durante a atividade de trilha pela orla da Lagoa dos Patos, debateram sobre as imagens observadas. A análise foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva. Alguns resultados merecem destaque, entre outros: o potencial de criação de trilhas interpretativas para estimular os sentidos humanos; promoção de reflexões estético-ambientais; sensibilizar os estudantes para a resolução dos problemas socioambientais identificados; e formação mais abrangente dos sujeitos.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Danielle Müller de Andrade

Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Líder do GEPTEA – Grupo de Estudo e Pesquisa Transdisciplinar em Educação Ambiental.

Patricia da Rosa Louzada da Silva, IFSul - Campus Pelotas-Visconde da Graça

Doutora em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora no Instituto Federal Sul-rio-grandense. 

Nathalia Cardoso Velasques

Especialista em Diversidade Vegetal pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Licencianda de Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense

References

ANDRADE, Danielle Müller de. Cúpula Geodésica: um lugar potencializador da Educação Estético-Ambiental. 2021. 180f. Tese (Doutorado em Educação Ambiental). Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande. 2021.

ANDRADE, Danielle Müller de; SCHMIDT, Elisabeth Brandão; Montiel, Fabiana Celente. Educação Estético-ambiental e Educação Física: corpos no contexto escolar. Revista Ambiente & Educação, Rio Grande, v. 27, n. 01, Ago, 2022. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/14250/9723. Acesso em: 29 fev. 2024.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Aqui é onde moro, aqui nós vivemos: Escritos para pensar e praticar o Município Educador Sustentável. 2. ed. Ed. Brasília: MMA, Programa Nacional de Educação Ambiental, 2005.

DUARTE JR. João Francisco. Fundamentos da educação estética. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 1988.

DUARTE JR. João Francisco. O sentido dos sentidos. A educação (do) sensível. 3. ed. Curitiba: Criar edições, 2004.

ESTÉVEZ, Pablo René. Educar para el bien y la beleza. Rio Grande, RS: Editora da FURG, 2011.

ESTÉVEZ, Pablo René. La alternativa estética en la educación liberadora. La Habana: Editora Política, 2012.

ESTÉVEZ, Pablo René; ÁLVAREZ, Lurima Estévez. La transdisciplinaridad en la educación. Rio Grande: Editora da FURG, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 21

ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

MONTIEL, Fabiana Celente; ANDRADE, Danielle Muller. Trilhas virtuais no Ensino Médio Integrado: uma experiência pedagógica em Educação Física escolar. In: MALDONADO, Daniel Teixeira; SILVA, Maria Eleni Henrique da; MARTINS, Raphaell Moreira (org.). Educação Física e justiça social: experiências curriculares na educação básica. Curitiba: CRV, p. 237-252, 2022.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 2. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.

NEIMAN, Zysman; MENDONÇA, Rita. Ecoturismo: discurso, desejo e realidade. Revista Turismo em Análise, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 98-110, 2000. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63521. Acesso em: 18 fev. 2022

PAIVA, Andréa Carla de; FRANÇA Tereza Luiza de. Trilhas interpretativas. Reconhecendo os elos com a Educação Física. Revista Brasileira de Ciências, Curitiba, v. 28, n. 3, pp. 109-124, Mai. 2007. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/26/33. Acesso em: 27 fev. 2024.

REZENDE, Pauline Apolinário Czarneski; SIMÕES, Juliana Duarte; SILVA, Josineide Ribeiro da. Educação Estético-Ambiental: ações transformadoras na prática docente por meio da linguagem. Revista Latinoamericana de Estudios em Cultura y Sociedad, v.04, n. 969, Nov, 2018. Disponível em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/969/539.

Acesso em: 27 fev. 2024.

RUAS, Keli Siqueira. Barro Duro: Balneário de Resistência afro-pelotense e suas potencialidades geoturísticas e geopatrimoniais. Revista Mirante, v. 16, n. 3, p.34-48, 2023. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/mirante/article/view/14378. Acesso em: 26 fev. 2024.

SANTOS, Mariane Cyrino dos; FLORES, Mônica Dutra; ZANIN, Elisabete Maria. Trilhas interpretativas como instrumento de interpretação, sensibilização e educação ambiental na APAE de Erechim/RS. Vivências, v.7, n.13, p.189 -197, Outubro, 2011. Disponível em: http://www2.reitoria.uri.br/~vivencias/Numero_013/artigos/artigos_vivencias_13/n13_21.pdf. Acesso em: 27 fev. 2024.

Published

2024-12-16

How to Cite

Müller de Andrade, D., da Rosa Louzada da Silva, P., & Cardoso Velasques, N. (2024). ANDARILHAGENS PELA EDUCAÇÃO ESTÉTICO-AMBIENTAL: um percurso extensionista de formação integral. Momento - Diálogos Em Educação, 33(3), 84–101. https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17000