EDUCAÇÃO PARA O PROGRESSO PAULISTA
as escolas sob as lentes da Secretaria de Agricultura, Comércio e Obras Públicas de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v33i1.16264Palavras-chave:
Educação Paulista, Escola Politécnica, Escola de Agricultura, Álbuns de FotografiaResumo
O artigo analisa a presença das fotografias da Escola Politécnica e da Escola Prática de Agricultura nos Álbuns da Secretaria de Agricultura, Comércio e Obras Públicas de São Paulo (SACOP). Na perspectiva da nova história cultural estuda as representações produzidas por essas imagens em três dimensões. Em primeiro lugar, o artigo descreve os álbuns da SACOP para circunscrever uma perspectiva geral de interpretação. Depois, o foco nas escolas cujas fotografias predominam nos Álbuns pretende mostrar a relevância da preparação técnica nas áreas da agricultura, das engenharias e das artes e ofícios na visão de progresso da SACOP. Por fim, explora as imagens da Escola Prática de Agricultura “Luiz de Queiroz” e da Escola Politécnica, sua composição e significado nos Álbuns da SACOP para interrogar a inteligibilidade das séries de fotografias dessas escolas.
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