EDUCAÇÃO PARA O PROGRESSO PAULISTA

as escolas sob as lentes da Secretaria de Agricultura, Comércio e Obras Públicas de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v33i1.16264

Palavras-chave:

Educação Paulista, Escola Politécnica, Escola de Agricultura, Álbuns de Fotografia

Resumo

O artigo analisa a presença das fotografias da Escola Politécnica e da Escola Prática de Agricultura nos Álbuns da Secretaria de Agricultura, Comércio e Obras Públicas de São Paulo (SACOP). Na perspectiva da nova história cultural estuda as representações produzidas por essas imagens em três dimensões. Em primeiro lugar, o artigo descreve os álbuns da SACOP para circunscrever uma perspectiva geral de interpretação. Depois, o foco nas escolas cujas fotografias predominam nos Álbuns pretende mostrar a relevância da preparação técnica nas áreas da agricultura, das engenharias e das artes e ofícios na visão de progresso da SACOP. Por fim, explora as imagens da Escola Prática de Agricultura “Luiz de Queiroz” e da Escola Politécnica, sua composição e significado nos Álbuns da SACOP para interrogar a inteligibilidade das séries de fotografias dessas escolas.

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Biografia do Autor

André Luiz Paulilo, UNICAMP

Doutor e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Graduado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Professor Associado no Departamento de Filosofia e História da Educação da UNICAMP e credenciado no seu Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenou o Centro de Memória-Unicamp entre 2018 e 2024. É pesquisador do CNPq.

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Publicado

2024-04-16

Como Citar

Paulilo, A. L. (2024). EDUCAÇÃO PARA O PROGRESSO PAULISTA: as escolas sob as lentes da Secretaria de Agricultura, Comércio e Obras Públicas de São Paulo. Momento - Diálogos Em Educação, 33(1), 24–47. https://doi.org/10.14295/momento.v33i1.16264