EDUCAÇÃO PARA O PROGRESSO PAULISTA

as escolas sob as lentes da Secretaria de Agricultura, Comércio e Obras Públicas de São Paulo

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v33i1.16264

Mots-clés :

Educação Paulista, Escola Politécnica, Escola de Agricultura, Álbuns de Fotografia

Résumé

O artigo analisa a presença das fotografias da Escola Politécnica e da Escola Prática de Agricultura nos Álbuns da Secretaria de Agricultura, Comércio e Obras Públicas de São Paulo (SACOP). Na perspectiva da nova história cultural estuda as representações produzidas por essas imagens em três dimensões. Em primeiro lugar, o artigo descreve os álbuns da SACOP para circunscrever uma perspectiva geral de interpretação. Depois, o foco nas escolas cujas fotografias predominam nos Álbuns pretende mostrar a relevância da preparação técnica nas áreas da agricultura, das engenharias e das artes e ofícios na visão de progresso da SACOP. Por fim, explora as imagens da Escola Prática de Agricultura “Luiz de Queiroz” e da Escola Politécnica, sua composição e significado nos Álbuns da SACOP para interrogar a inteligibilidade das séries de fotografias dessas escolas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

André Luiz Paulilo, UNICAMP

Doutor e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Graduado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Professor Associado no Departamento de Filosofia e História da Educação da UNICAMP e credenciado no seu Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenou o Centro de Memória-Unicamp entre 2018 e 2024. É pesquisador do CNPq.

Références

ABDALA, Rachel Duarte. Fotografias escolares: práticas do olhar e representações nos álbuns fotográficos da Escola Caetano de Campos. Curitiba: Appris Editora, 2020.

ALMEIDA, Stela Borges. Negativos em vidro: coleção de imagens do Colégio Antônio Vieira (1920-1930. Salvador: EdUFBA, 2002.

BARROS, Armando Martins de. Os Álbuns fotográficos com motivos escolares: veredas ao olhar. In.: GATTI JR., Décio; INÁCIO FILHO, Geraldo (orgs.). História da educação em perspectiva: ensino, pesquisa, produção e novas investigações. Campinas: Autores Associados, 2005. p. 117-132.

BARROS, Armando Martins de. Da pedagogia da imagem às práticas do olhar. 1997. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1997.

BARROS, Armando Martins de. O tempo da fotografia no espaço da história: poesia, monumento ou documento? In.: NUNES, Clarice. O passado sempre presente. São Paulo: Cortez, 1992. p. 69-85.

BENCOSTA, Marcus Levy. A arquitetura e fotografias escolares no estudo histórico da escola primária pública em Curitiba (1903-1928). In.: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL – ANPED SUL, 4, 2002, Florianópolis, Anais [...]. Florianópolis: Editora da UFSC, 2002.

BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In.: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 91-107.

BONTEMPI JR, Bruno. Escola Politécnica de São Paulo: produção da memória e da identidade social dos engenheiros paulistas. História da Educação, vol. 19, nº 46, p. 223-242, maio/ago. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-3459/53403

BUFFA, Ester; PINTO, Gelson de Almeida. Arquitetura e educação: organização do espeço e propostas pedagógicas dos Grupos Escolares Paulistas, 1893/1971. São Carlos: EdUFSCAR, 2002.

CARVALHO, Maria Cristina Wolff de; WOLFF, Sílvia Ferreira Santos. Arquitetura e fotografia no século XIX. In.: FABRIS, Annateresa. O circuito social da fotografia: estudo de caso I. In.: FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo, 1991. p. 131-172.

CERASOLI, Josianne Francia. Escola Politécnica de São Paulo: engenharias políticas no ensino superior paulista nos inícios republicanos. Revista Brasileira de Inovação, vol. 17, nº 1, p. 201-220, jan./jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.20396/rbi.v17i1.8651950

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. 4ª ed. Campinas: Papirus, 2000.

FABRIS, Annateresa. O circuito social da fotografia: estudo de caso I. In.: FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo, 1991.

FREUND, Gisèle. La fotografia como documento social. 14 ed. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2011.

GOLOMBEK, Patrícia. Caetano de Campos: a escola que mudou o Brasil. São Paulo: EDUSP, 2016.

KOSSOY, Boris. Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpétuo. 3ª ed. Cotia-SP, Ateliê Editorial, 2014.

MENDONÇA, Sônia Regina de. Agronomia e Poder no Brasil. Rio de Janeiro: Vício de Leitura, 1998.

MOLINA, Rodrigo Sarruge; JACOMELI, Mara Regina Martins. Os ruralistas paulistas e seus projetos para a educação agrícola: a “Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) em Piracicaba (1881 a 1903). Revista Brasileira de História da Educação, vol. 16, nº 4 (43), p. 190-215, out./dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i4.810.pt

RIBEIRO, Suzana Barretto. Percursos do olhar. Campinas no início do XX. São Paulo: Annablume, 2016.

RODRIGUES, Marly. Patrimônio, espelho do passado. In.: FERREIRA, Antonio Celso; LUCA, Tania Regina de; IOKOI, Zilda Márcia Grícoli (orgs.). Encontros com a história, percursos históricos e historiográficos de São Paulo. São Paulo: Unesp//Fapesp, 1999. p. 189-193.

SILVA, Carolina da Costa e. O álbum Parques infantis como objeto cultural (São Paulo, 1937). 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

SIQUEIRA, Sônia Apparecida de; COUTINHO, Maria Angélica da Gama Cabral; PORTILHO, Lydia Regina de Faria Rocha. Escola Experimental Barbara Ottoni: um estudo de caso. Revista Tessituras, nº 3, jul. 2011, 11 p. Disponível em: http://www.docentesfsd.com.br. Acesso em: abr. 2017.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

SOUZA, Rosa Fátima de. Fotografias escolares: a leitura de imagens na história da escola primária. Educar em Revista, nº 18, p. 75-101, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.235

VIÑAO FRAGO; Antonio; ESCOLANO, Agustín. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.

XAVIER, Libânia Nacif. Da lab school de Chicago às Escolas Experimentais do Rio de Janeiro dos anos 1930. História da Educação, vol. 20, nº 50, p. 177-191, set./dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-3459/62397

Téléchargements

Publié-e

2024-04-16

Comment citer

Paulilo, A. L. (2024). EDUCAÇÃO PARA O PROGRESSO PAULISTA: as escolas sob as lentes da Secretaria de Agricultura, Comércio e Obras Públicas de São Paulo. Momento - Diálogos Em Educação, 33(1), 24–47. https://doi.org/10.14295/momento.v33i1.16264