Homofobia e (re)produção da(s) diferença(s): ações conjugadas no plural no contexto escolar

Isaias Batista de Oliveira Júnior, Eliane Rose Maio

Resumo


A assunção de matrizes identitárias heteronormativas tende a imputar
sanções aqueles sujeitos que agem em descumprimento aos
processos colonizadores e essa violência adquire contornos
dramáticos no ambiente escolar pela ausência de estratégias e na
extensa cadeia de negativação e invisibilidades impostas a alunos/as
homossexuais. Ancorados nos Estudos Culturais pretendemos
evidenciar a constituição da(s) identidade(s) e (re)produção da(s)
diferença(s) manifestas neste espaço através do uso de referências
sobre a temática em questão. Observamos que é empírica a
necessidade de se pensar cotidianamente em estratégias e políticas
de combate e enfrentamento às diversas formas de assédio e
opressão a que são submetidas pessoas não heteronormatizadas e
nesse embate a escola tem papel de destaque no reconhecimento e
valoração de direitos e deveres.

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MOMENTO - Diálogos em Educação, E-ISSN 2316-3100, Rio Grande/RS, Brasil

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