Homofobia e (re)produção da(s) diferença(s): ações conjugadas no plural no contexto escolar

Autores

  • Isaias Batista de Oliveira Júnior Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Eliane Rose Maio Universidade Estadual Paulista - UNESP

Resumo

A assunção de matrizes identitárias heteronormativas tende a imputar sanções aqueles sujeitos que agem em descumprimento aos processos colonizadores e essa violência adquire contornos dramáticos no ambiente escolar pela ausência de estratégias e na extensa cadeia de negativação e invisibilidades impostas a alunos/as homossexuais. Ancorados nos Estudos Culturais pretendemos evidenciar a constituição da(s) identidade(s) e (re)produção da(s) diferença(s) manifestas neste espaço através do uso de referências sobre a temática em questão. Observamos que é empírica a necessidade de se pensar cotidianamente em estratégias e políticas de combate e enfrentamento às diversas formas de assédio e opressão a que são submetidas pessoas não heteronormatizadas e nesse embate a escola tem papel de destaque no reconhecimento e valoração de direitos e deveres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isaias Batista de Oliveira Júnior, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho – UNESP; Presidente Prudente".

Eliane Rose Maio, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1984), Mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Assis (2002), Doutorado em Educação Escolar - UNESP/Araraquara (2008), Pós-Doutorado em Educação Escolar na UNESP/Araraquara, com a temática da Trajetória da Educação Sexual no Brasil. É professora da Universidade Estadual de Maringá, no Departamento de Teoria e Prática da Educação Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicopedagogia, aprendizagem, sexualidade, gênero, diversidade sexual e educação em sexualidade. Professora do Mestrado e Doutorado em Educação - PPE, UEM. É líder do grupo de pesquisa CNPq, intitulado Núcleo de Pesquisa e Estudo em Diversidade Sexual - NUDISEX.

Downloads

Publicado

2015-03-20

Como Citar

de Oliveira Júnior, I. B., & Maio, E. R. (2015). Homofobia e (re)produção da(s) diferença(s): ações conjugadas no plural no contexto escolar. Momento - Diálogos Em Educação, 23(2), 73–94. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4938