A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SEU SUPORTE TEÓRICO DOCUMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v33i1.15986

Palavras-chave:

Educação inclusiva , Educação especial, Políticas educacionais

Resumo

Desde a década de 90 do século passado, as disposições políticas e epistemológicas da educação inclusiva têm provocado as escolas brasileiras no sentido de sua transformação rumo ao ensino mais acessível e equitativo. No entanto, isto tem demandado reformulações nas políticas educacionais neste país. A partir de uma revisão dos principais documentos internacionais e nacionais sobre a inclusão escolar, este artigo objetiva apresentar uma visão panorâmica das disposições do marco regulatório brasileiro, tendo em perspectiva os afetamentos do paradigma educacional da inclusão na proposta de oferecimento da educação especial no sistema regular de ensino. Os resultados desta revisão documental apontaram, primeiro, para o impacto das políticas internacionais de educação inclusiva sobre a construção do arcabouço legal da educação brasileira. Segundo, demonstram uma construção contínua e gradual da nova proposta para a educação de pessoas com deficiência no Brasil.

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Biografia do Autor

Elizabete Cristina Costa-Renders, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Pós Doutora (2015) e Doutora em Educação (2012) na área de Ensino e Práticas Culturais pela UNICAMP, com pesquisas desenvolvidas sobre a educação inclusiva e equitativa. Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2017-atual). É líder do grupo de pesquisa ACESSI (Acessibilidade escolar e inclusão social) e membro do grupo diretor do INCLUDE - rede internacional de colaboração em pesquisa sobre o desenho universal para aprendizagem. Coordenadora do Laboratório de Práticas Educacionais Inclusivas da USCS. Em suas pesquisas, destacam-se temas como: educação inclusiva, desenho universal para a aprendizagem, epistemologias emergentes, formação de professores, educação especial na perspectiva inclusiva, universidade inclusiva.

Fernanda de Menezes Angelo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Cursa mestrado Profissional no Programa de Pós Graduação em Educação da USCS. Graduada em Letras pela Faculdade Editora Nacional e em Pedagogia pelo Claretiano. Especializada em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Cidade de São Paulo e em Educação Infantil pela Faculdade de Educação São Luís. Professora da EMEIEF Darcy Ribeiro.

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Publicado

2024-04-16

Como Citar

Costa-Renders, E. C., & Angelo, F. de M. (2024). A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SEU SUPORTE TEÓRICO DOCUMENTAL. Momento - Diálogos Em Educação, 33(1), 273–295. https://doi.org/10.14295/momento.v33i1.15986