LA EDUCACIÓN INCLUSIVA Y SU SOPORTE DOCUMENTAL TEÓRICO
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v33i1.15986Palabras clave:
Educación inclusiva. Educación especial. Políticas educativas.Resumen
Desde los años 90 del siglo pasado, las disposiciones políticas y epistemológicas de la educación inclusiva han provocado que las escuelas brasileñas se transformen hacia una educación más accesible y equitativa. Sin embargo, esto ha requerido reformulaciones en las políticas educativas de este país. A partir de una revisión de los principales documentos internacionales y nacionales sobre inclusión escolar, este artículo tiene como objetivo presentar una visión panorámica de las disposiciones del marco normativo brasileño, teniendo en cuenta los efectos del paradigma educativo de la inclusión en la propuesta de ofrecer educación especial. en el sistema regular. educación. Los resultados de esta revisión documental apuntaron, en primer lugar, al impacto de las políticas internacionales de educación inclusiva en la construcción del marco legal de la educación brasileña. En segundo lugar, demuestran una construcción continua y gradual de la nueva propuesta para la educación de personas con discapacidad en Brasil.
Descargas
Citas
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos (1992). Tradução Carlos Nelson Coutinho; apresentação de Celso Lafer. Nova ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
BRASIL. Decreto Legislativo nº 198, de 13 de junho de 2001. Aprova o texto da Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 jun. 2001b. Disponível em: http://legis.senado.leg.br/norma/592634/publicacao/15711693. Acesso em: 04 mai. 2021.
BRASIL. Decreto Legislativo nº 186, de 09 de julho de 2008. Aprova o texto da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e de seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova Iorque, em 30 de março de 2007. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jul. 2008. Seção 1, nº 131, p. 1.
BRASIL. Casa Civil. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em:
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm Acesso em: 02 jun. 2022.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em:
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 02 jun. 2022.
BRASIL. Decreto n. 3.956, de 8 de outubro de 2001. Promulga a Convenção Interamericana para a eliminação de todas as formas de discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/guatemala.pdf. Acesso em: 10 out. 2022.
BRASIL. Decreto n. 6.571, de 18 de setembro de 2008. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do art. 60 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e acrescenta dispositivo ao Decreto nº 6.253, de 13 de novembro de 2007. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2008/decreto-6571-17-setembro-2008-580775-publicacaooriginal-103645-pe.html. Acesso em: 19 jan. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em:
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htmAcesso em: 02 jun. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015.
Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em:
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htmAcesso em: 22 jan. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva (2008). Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf Acesso em: 15 ago. 2022.
COSTA-RENDERS, Elizabete. A escola inclusiva na perspectiva das pessoas com deficiência. Cadernos De Pesquisa, v. 25, n.3, 47-66, 2018. DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v25n3p47-66
DEIMLING, Natália Neves Macedo; MOSCARDINI, Saulo Fantato. Inclusão escolar: política, marcos históricos, avanços e desafios. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 12, p. 3-21, jun./jul., 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
HEREDERO, E Sebastián. Diretrizes para o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Revista Brasileira de Educação Especial. São Paulo. v. 26, n. 4, p.10-30, out./nov., 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-54702020v26e0155
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Ensinando a turma toda: as diferenças na escola. In: MANTOAN, M. T. E. (org.). O desafio das diferenças nas escolas. Rio de Janeiro: Vozes, 2011, p. 59-67.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Para uma escola do século XXI. Campinas: Unicamp, 2013.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Entrevista com Maria Teresa Eglér Mantoan: educação especial e inclusão escolar. Educação, artes e inclusão. São Paulo, v. 13, n. 2, p. 240-247, maio/ago., 2017. DOI: https://doi.org/10.5965/19843178130220172240
MATOS, Maria Almerinda de Souza. Cidadania, diversidade e educação inclusiva: um diálogo entre a teoria e a prática na rede pública municipal de Manaus. Manaus: Edua. 2003.
OMOTE, Sadao. A formação do professor de educação especial na perspectiva da inclusão. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite. (Org.). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Ed. da UNESP, 2003. p.153-169.
ONU. Organização das Nações Unidas. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006). In: Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: protocolo facultativo à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007.
SANTOS, Martinha Clarete Dutra dos. Do direito à educação. In.: SETUBAL, Joyce Marquezin; FAYAN, Regiane Alves Costa (org.). Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Comentada. Campinas: Fundação FEAC, 2016.
SOUZA, Christianne Thatiana Ramos de; MENDES, Eniceia Gonçalves. Revisão sistemática das pesquisas colaborativas em Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar no Brasil. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.23, n.2, p.279-292, abr./jun., 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-65382317000200009
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Declaração mundial sobre educação para todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem, Jomtien, 1990. Disponível em:
https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000086291_por Acesso em: 12 fev. 2023.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Declaração de Salamanca. Sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais (1994). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf Acesso em: 23 dez. 2022.
VALLE, Paulo Roberto Dalla. Inclusão, currículo e planejamento: intersecções com a educação inclusiva. Revista Diversidade e Educação, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 377-397, 2022. DOI: https://doi.org/10.14295/de.v10i1.14226
ZEIFERT, Anna Paula Bagetti et al. A justiça social e a agenda 2030: políticas de desenvolvimento para a construção de sociedades justas e inclusivas. Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 1-23, 2020. DOI: https://doi.org/10.25245/rdspp.v8i2.766
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Momento - Diálogos em Educação

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.