O PAPEL DO PENSAMENTO COMPLEXO NA LIGAÇÃO DA TECNOLOGIA NA UNIVERSIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.13618

Palavras-chave:

Vínculo social. Pensamento complexo. Transferência de tecnologia. Tecnologia social.

Resumo

A aquisição de conhecimentos e conhecimentos tradicionais dentro das universidades argentinas é regida por um currículo dentro das políticas educacionais vigentes e nem sempre contempla o vínculo social. Nos últimos anos, a Universidade Nacional de San Luis tem fomentado o pensamento complexo, a partir do conceito de multidimensionalidade e o diálogo do conhecimento interdisciplinar, fomentando as relações entre as diversas faculdades. A partir desta impressão, foram estabelecidas ligações com vários setores da sociedade (ONGs, governo provincial, escolas) a fim de fazer uma transferência de tecnologia de ligação com o objetivo de aliviar um problema social (presença de arsênico na água potável).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

María Martha Barroso Quiroga, Universidad Nacional de San Luis

Doutor em Química (2010) e Engenheiro Químico (2005) pela Universidade Nacional de San Luis, Argentina. Pós-doutorado na Universidade Nacional de San Luis (2012) e na Universidade de Girona, Espanha (2019). Atualmente, Professor Associado das cadeiras: Processos Unitários de Engenharia Química, Fundações Químicas da Metalurgia Extrativa e Química Analítica, do Departamento de Mineração (Faculdade de Física e Matemática e Naturais, UNSL). Chefe do Laboratório de Difração de Raios X do Instituto de Pesquisas em Tecnologia Química (INTEQUI) do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET).

Referências

CARREÑO, J. S.; RODRÍGUEZ, C. P. Hacia un currículo transdisciplinario: una mirada desde el pensamiento complejo. Revista de Teoría y Didáctica de las Ciencias Sociales, n. 17, p. 143-164. 2011.

FLORES, O. () Innovación tecnológica y social. Revista digital UNSL 2.0. v. 1, n. 1, p. 5-6. 2020. Disponible en: http://svts.unsl.edu.ar/pdf/UNSL2.0-Jun20.pdf. Accesado en: 10 de mayo 2021.

GARRIDO, S. M.; MOREIRA, A. J.; LALOUF, A. Tecnologías para la inclusión social y dinámicas desarrollo sustentable: análisis socio-técnico de experiencias de desarrollo local basadas en el aprovechamiento de energías renovables. Astrolabio, n. 12, p. 73-105. 2014

SVTS-UNSL - SECRETARÍA DE VINCULACIÓN TECNOLÓGICA Y SOCIAL. Informe de autoevaluación. 2021.Disponible en: http://svtsunsl.unsl.edu.ar/infautoevaluacion.html. Accesado en: 25 de julio 2021.

MORIN, E. Introducción al pensamiento complejo. Barcelona: Gedisa. 1994.

MORIÑIGO, V. Innovación tecnológica y social. Revista digital UNSL 2.0. v. 1, n. 1, p. 3-5. 2020. Disponible en: http://svts.unsl.edu.ar/pdf/UNSL2.0-Jun20.pdf. Accesado en: 10 de mayo 2021.

SÁBATO, J.; BOTANA, N. La ciencia y la tecnología en el desarrollo futuro de América Latina. Revista de la Integración, n. 3. INTAL, Buenos Aires, p. 15-36. 1968

THOMAS, H. Tecnologías para la inclusión social y políticas públicas en América Latina. In Aldalice Otterloo et al. Tecnologias sociais: caminhos para a sustentabilidade, p. 25-71. Brasília/DF: Rede de Tecnologia Social (RTS), 2009.

THOMAS, H., JUAREZ, P.; PICABEA, F. ¿Qué son las Tecnologías para la Inclusión Social?, Tecnología y Desarrollo, Cuadernillo n. 1. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes, 2015.

POPPER, K. R. Conjeturas y refutaciones: el desarrollo del conocimiento científico. Madrid: Paidós Ibérica. 1991.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Barroso Quiroga, M. M. (2021). O PAPEL DO PENSAMENTO COMPLEXO NA LIGAÇÃO DA TECNOLOGIA NA UNIVERSIDADE. Momento - Diálogos Em Educação, 30(03), 75–83. https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.13618

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.