PRÁTICAS RESTAURATIVAS

círculos de construção de paz com e para a comunidade escolar no enfrentamento da violência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.14388

Palavras-chave:

Violência, Justiça Restaurativa, Escola, Pesquisa-ação

Resumo

A violência é um fenômeno social complexo e de múltiplas causalidades. Nesta pesquisa, objetivamos analisar em que medida o projeto de intervenção “Práticas Restaurativas na Escola” contribuiu para reflexão e planejamento de Círculos de Construção de Paz na escola. Trata-se de uma pesquisa-ação, a partir de questionário semiestruturado, grupo focal e oficinas. Na etapa diagnóstica, 09 gestores e 73 professores de escolas da rede de ensino da cidade de Aliança-PE nos forneceram indicações sobre as violências presentes na escola. Verificamos desconhecimento sobre práticas restaurativas, terceirização da responsabilidade no enfrentamento da violência e ações punitivistas na resolutividade: suspensão, transferências, punição. A partir disso, o grupo focal, composto por 08 integrantes, participou de oficinas sobre Práticas Restaurativas e construiu coletivamente Círculos de Construção de Paz. Com isso, os participantes da pesquisa foram sensibilizados a desenvolver ações que contribuíssem para o desenvolvimento do clima organizacional da escola, através das práticas restaurativas, lançando novos olhares sobre as situações de violência presentes na escola. Desta forma, os Círculos de Construção de Paz agregam princípios e práticas cotidianas que promovem o diálogo,  fortalecem o sentimento de pertencimento, capacidade empática e construção de um ambiente seguro, inclusivo e de vivência de processos educativos.

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Biografia do Autor

Doriele Silva de Andrade Costa Duvernoy, Universidade de Pernambuco

Doutora em Educação (Université Lumière Lyon2), Licenciatura em Pedagogia (UFPE). Docente do curso de Pedagogia e do Mestrado Profissional em Educação (PPGE-UPE). Lider do Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais, Sujeitos, Docência e Currículo (CNPq)

Gildo Lopes de Souza, Universidade de Pernambuco

Mestre em Educação (PPGE-UPE). Bacharel em Serviço Social (UNICAP). Assistente Social  do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em Aliança/PE e Coordenador do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em Camutanga/PE. Membro do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Carpina-PE,

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Publicado

2023-04-10

Como Citar

Silva de Andrade Costa Duvernoy, D., & Lopes de Souza, G. (2023). PRÁTICAS RESTAURATIVAS: círculos de construção de paz com e para a comunidade escolar no enfrentamento da violência. Momento - Diálogos Em Educação, 32(01), 266–286. https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.14388

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