DIALOGOS E REFLEXÕES DA CIENCIA COMPLEXA DIANTE DOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.13580

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítica. Pensamento Complexo. Epistemologia ambiental.

Resumo

A humanidade vive uma crise civilizatória que tem provocado diálogos e reflexões sobre a dimensão ambiental; onde hoje, no contexto latino-americano imerso em uma crise ampliada pela pandemia, exige a retomada de novas formas possíveis de ciência com consciência. Em uma transformação necessária, comprometida com a vida e com o futuro do bem-estar para todos, manifesta-se uma educação ambiental crítica. Considerando o pensamento complexo, foram analisados 3 conferencias acadêmicas, juntamente com 63 respostas aos questionários de participação no 1º Fórum Latino-Americano de Ciência com Consciência (FLACCC), organizado em setembro de 2020 pela Universidade Federal do Rio Grande. Como técnica, optamos pela Análise do Discurso, assumindo 3 categorias predeterminadas relacionadas à dimensão política, ética e participativa a partir da produção e uso dos conhecimentos e educação necessária. Foram revelados elementos que permitiram propor desafios para a educação ambiental em três sentidos: Transformação Política, Epistemológica e Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

William Leonardo Gomez Lotero, Universidade Federal de Rio Grande - FURG

Doctorando y Magíster en Educación Ambiental de la Universidad Federal de Rio Grande - Brasil. Administrador Ambiental de la Universidad Distrital de Bogotá D.C. - Colombia. Contacto: william.gomez93@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9386-5171

Carelia Rayen Hidalgo Lopez, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Profesora Visitante en el Programa de Posgraduación de Educación Ambiental de la Universidad Federal de Rio Grande - Brasil. Doctora y Magíster en Educación Ambiental. Ingeniera Agrónoma de la UCLA - Venezuela. 

Referências

CEPAL. Acuerdo Regional sobre el Acceso a la Información, la Participación Pública y el Acceso a la Justicia en Asuntos Ambientales en América Latina y el Caribe, adoptado en Escazú (Costa Rica) el 4 de marzo de 2018.Disponível em: http://www.cepal.org/acuerdodeescazu

CUPANI, Alberto Oscar. Fazer ciência em uma época marcada pela tecnologia. Revista Internacional Interdisciplinar Interthesis, Florianópolis, v. 11, n. 2, p.01-14, 1 dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/interthesis/article/view/1807-1384.2014v11n2p1. Acesso em: 10 mai. 2021.

FEBRES-CORDERO, María Helena. Fórum latino-americano ciência com consciência - 1º dia. Youtube, 24 sept. 2020. Disponible en: https://www.youtube.com/watchv=b_3uw05XX7o&list=PLHvVni2NsCC1hFriSK4asb9DeE3K3RfuG . Acceso em: 29 sept. 2021

HIDALGO, Carelia. Factores metodológicos para la ambientalización curricular. Revista Contemporanea de Educação V. 16, N. 35 (2021). Disciplinas, ensinomédio, currículo e docentes Universitaria. p:181-209

LEFF, Enrique. Complexidade, Racionalidade Ambiental e Diálogo de Saberes. Revista Educação e Realidade, 34(3): 17-24 set/dez 2009.

LEFF, Enrique. Fórum latino-americano ciência com consciência - 1º dia. Youtube, 24 sept. 2020. Disponible en: https://www.youtube.com/watchv=b_3uw05XX7o&list=PLHvVni2NsCC1hFriSK4asb9DeE3K3RfuG .Acceso em: 29 sept. 2021

LOPEZ, Carelia Hidalgo; LOTERO, William Leonardo Gomez. Educação Ambiental e Pensamento Complexo: encontros para pensar uma transformação social. In: BARRIOS, Jesús Ramón Briceño; SOSA, Hebert Elias Lobo; MÉNDEZ, Frank sDaboin (org.). Educação e complexidade. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021. Cap. 8. p. 203-220.

LOTERO, William Leonardo Gómez. (DES)CONEXIONES DE LA POLÍTICA CIENTÍFICA Y TECNOLOGICA EN LA EDUCACIÓN AMBIENTAL: un estudio de la interfaz Colombia y Brasil. 2020. 158 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação Ambiental, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2020.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Trajetórias e fundamentos da educação ambiental. 4. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. O que significa transformar em Educação Ambiental? In: ZAKRZEVSKY, Sônia Balbedi; BARCELOS, Baldo (Org.). Educação Ambiental e Compromisso Social: Pensamentos e Ações. Erechim: Edifapes, 2004a. p. 265-271.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Educação Ambiental Transformadora. In: LAYRARGUES, Philippe Pomier (Org.). Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: Ministerio do Meio Ambiente, 2004. p. 65-84.

MORÍN, Edgar. El Método 1.1977.

MORÍN, Edgar. Ciencia con Consciencia. 1984.

MORIN, Edgar. Introducción al pensamiento complejo. Barcelona: Gedisa S.A., 1990.

MORIN, Edgar. Los siete saberes necesarios para la educación del futuro. Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura, 1999.

NIÑO, Alba Carolina Molano. La complejidad de la educación ambiental: una mirada desde los siete saberes necesarios para la educación del futuro de Morin. Revista de Didáctica Ambiental nº 11. Junio 2012. Páginas 1-9

ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2012.

SATO, Michelle. Fórum latino-americano ciência com consciência - 1º dia. Youtube, 24 sept. 2020. Disponible en: https://www.youtube.com/watchv=b_3uw05XX7o&list=PLHvVni2NsCC1hFriSK4asb9DeE3K3RfuG . Acceso em: 29 sept. 2021

SAUVÉ, Lucié. Cruzar las dimensiones crítica, ética y política de la educación ambiental: hacia una ecociudadanía. In: BARCIA, Laura; ELUÉN, Lucía (Comp.). Cuaderno de Apuntes de Educación Ambiental. 2. ed. Montevideo: Mec, 2012. p. 18-38.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Gomez Lotero, W. L., & HIDALGO LOPEZ, C. R. . (2021). DIALOGOS E REFLEXÕES DA CIENCIA COMPLEXA DIANTE DOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA. Momento - Diálogos Em Educação, 30(03), 84–103. https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.13580

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.