ESTUDO DO MEIO COMO ESPAÇO DE IMPLICAÇÃO SOCIAL E AMBIENTAL

prospeções e propostas curriculares, organizacionais e políticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.15021

Palavras-chave:

Currículo, Educação Básica, Gestão pedagógica da escola

Resumo

Pelas palavras de Arendt (1961), podemos reconhecer que o compromisso com a educação resulta, entre outros aspetos, de uma relação de amor com o mundo, porque decorre de uma efetiva responsabilização e comprometimento face a esse mesmo mundo. Talvez por esse motivo, como esclarecem Misiaszek e colaboradores (2022), o pensamento pedagógico emerge preocupado com um conjunto diversificado de domínios que não podem ser ignorados ou desconsiderados, como a diversidade cultural, as desigualdades sociais, as relações humanas no Antropoceno ou as características e efeitos da globalização em relação às distintas comunidades e aos diversos espaços e contextos ambientais.

A componente curricular de Estudo do Meio, do 1.º Ciclo do Ensino Básico português, devido às suas características interdisciplinares tenderá a estabelecer-se como fundamental, numa formação comprometida com a cidadania da infância, possibilitando a articulação entre os desafios humanos, sociais e ecológicos contemporâneos. Decorrente deste posicionamento, com o presente artigo pretendemos refletir sobre o modo como o Estudo do Meio surge, ou não, como um espaço educativo de implicação social e ambiental, pelo qual a realidade contemporânea, na sua complexidade, não é ocultada, antes promotora de uma consciencialização mais abrangente e ecológica, associada às características do meio ambiente, às injustiças presentes na sociedade, à diversidade humana.

De acordo com tal finalidade, o estudo avança, inicialmente, com um mapeamento das orientações curriculares nacionais para aquela componente curricular. Desta análise, conseguimos compreender que, apesar da menção a aspetos como os direitos humanos, a justiça ou os problemas ambientais e comunitários, o currículo nacional parece não privilegiar uma análise pormenorizada, desocultadora e humanizante dos desafios sociais e ambientais mais atuais. Assim, na sequência da constatação anterior, propomos um conjunto de opções curriculares, organizacionais e políticas que melhor poderão convergir para uma pedagogia assente no olhar atento e na atuação crítica, como condição necessária para a afirmação da cidadania democrática de cada uma das crianças.

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Biografia do Autor

Pedro Duarte Pereira, Universidade de Santiago de Compostela

Doutorado em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela. Docente na Escola Superior de Educação do P. Porto.

Ana Isabel Moreira, Colégio Externato Imaculada Conceição.

Doutorada em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela. Docente no Colégio Externato Imaculada Conceição.

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Publicado

2023-04-10

Como Citar

Pereira, P. D., & Moreira, A. I. (2023). ESTUDO DO MEIO COMO ESPAÇO DE IMPLICAÇÃO SOCIAL E AMBIENTAL: prospeções e propostas curriculares, organizacionais e políticas. Momento - Diálogos Em Educação, 32(01), 74–94. https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.15021

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