O CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFMG E A DEMANDA DO MERCADO DE TRABALHO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.13299

Palavras-chave:

Curso técnico. Projeto Pedagógico do Curso. Mercado de trabalho. Oferta-demanda.

Resumo

O presente estudo de caso traz os resultados de pesquisa sobre a oferta de vagas no curso técnico de informática integrado ao ensino médio do IFMG Campus Formiga. A partir do projeto pedagógico do curso (PPC), aplicação de questionários e informações oficiais de emprego do sistema CAGED no período de 2007 a 2019, foi possível analisar a oferta-demanda por triangulação das fontes. Concluiu-se que a maioria dos alunos pretende ingressar no mercado de trabalho após a formatura (79,2%) e continuar os estudos em nível superior (56%), mas poderão encontrar escassez de vagas de trabalho na área técnica de informática na região de Formiga (0,4%) - Minas Gerais. Os resultados alcançados poderão servir de fundamento para revisão do PPC, além de oportunizar pesquisas que contribuam para o alinhamento à realidade da comunidade no entorno.

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Biografia do Autor

Giego Alves de Souza, IFMG

Mestre em Administração Pública - UNIFEL-MG, Especialista em Gestão Pública (UCDB), Tecnólogo em Gestão Pública (FGV), Licenciado em Física (UNIFEI)

Isabel Ramos Henriques Oliveira, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

Mestre em Engenharia Elétrica - UFSJ, Bacharel em Engenharia Elétrica - IFMG, Pós-graduanda em Docência da Educação Básica - IFMG e Professora Visitante - Polo de Inovação do IFMG.

Lílian Amaral de Carvalho, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

Doutora, Mestre e Bacharel em Química - UFMG, Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - IFMG eProfessora da Pós-graduação em Docência - IFMG.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Alves de Souza, G., Ramos Henriques Oliveira, I., & Amaral de Carvalho, L. (2021). O CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFMG E A DEMANDA DO MERCADO DE TRABALHO. Momento - Diálogos Em Educação, 30(03), 171–197. https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.13299

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