A PROFESSORA POR TRÁS DA MÁSCARA

apontamentos sobre a realidade docente em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v31i01.13729

Palavras-chave:

Docência, Mulheres, Pandemia por covid-19.

Resumo

Este texto ocupa-se das dimensões, processos e percursos envolvidos no cotidiano docente feminino no contexto atual, qual seja, o estado de pandemia causado pelo surto de coronavírus. Com inspiração em leituras sobre feminismo, docência, arte e "arte como docência", alicerçadas na metodologia cartográfica, foi constituído um grupo de mulheres professoras. Em encontros organizados na forma de oficinas, foram partilhadas referências artísticas e teóricas-conceituais, evocando de modo subjetivo ser mulher, professora e artista. Textos, músicas, filmes, produções e proposições artísticas ofereciam pistas sobre recursos e linguagens expressivas, bem como que serviram de elemento disparador para conversas. As vivências trazidas após um ano de efetivo trabalho docente remoto, se fez presente nos relatos partilhados por todas nós, professorAs participantes e constituiu pontos de encontro entre elas. Esses pontos, nutridos por diferentes identidades, puderam demover o sentido e visibilizar do que se ocupa o Ethos da professorA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Gustavson Wilson, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Mestranda em Educação na linha de Artes em Contextos Educacionais - UERGS. Especialista em artes - UFPEL e em Gestão do Cuidado para uma Escola que Protege - UFSC . Graduada em Pedagogia - UFRGS e Fonoaudiologia - Centro Universitário Metodista - IPA. Grupo de Pesquisa e Estudos AFEE! Arte, Formação e Experimentações Estéticas. E-mail: adrigw@gmail.com

kelly Juliana da Silva Trennepohl , Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Mestra em educação na linha dos Estudos Culturais - ULBRA. Especialista em artes - UFPEL e em Educação Infantil - UNISINOS. Licenciada em pedagogia pela ULBRA. Grupo de Pesquisa e Estudos AFEE! Arte, Formação e Experimentações Estéticas. E-mail: kellytrennepohl@gmail.com

Daniela da Cruz Schneider, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação (UFPel/2018). Licenciada em Artes Visuais. Professora Adjunta na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no Instituto de Letras e Artes (ILA), nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais. Grupo de Pesquisa e Estudos AFEE! Arte, Formação e Experimentações Estéticas. E-mail: danic.schneider@gmail.com

Referências

BORRIAUD, N. Pós Produção: Como a arte reprograma o mundo contemporâneo. Martins Editora Livraria Ltda, São Paulo, 2004.

BOTTENTUIT JUNIOR, J. B et al. Docência online em tempos de pandemia (COVID 19): um estudo exploratório sobre a prática docente. Internacional Journal of Development Research. v.10,10, 2020. Disponível em: < https://bit.ly/3GrLlGg >. Acesso em: 04 de dez. de 2021

COUTO, M. O último voo do flamingo. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

Deixa ela criar: Uma mulher precisa falar dez vezes até ser ouvida. Estadão. MSN. Publicado em 11/03/2021. Duração: 05:54 Disponível em: < https://bit.ly/3ohkgPN >. Acesso em 01 de fev. de 2022.

DELEUZE, G. Espinosa – Filosofia Prática. São Paulo: Escuta, 2002.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. G. Mil Platôs. São Paulo: Editora 34, v.3, 1996.

FERREIRA, I. Mulheres foram mais afetadas emocionalmente pela pandemia. UOL, 2021. Disponível em: < https://bit.ly/3AUtBSK > Acesso em: 01 de fev. de 2022.

FERREIRA, M. O. V. Feminização e “natureza” do trabalho docente - Breve reflexão em dois tempos. Retratos da Escola, [S. l.], v. 9, n. 16, p. 153–166, 2015. DOI: 10.22420/rde.v9i16.490. Disponível em: < https://bit.ly/3GkU1xR >. Acesso em: 1 fev. 2022.

FISCHER, R. M. B. Escrita acadêmica: arte de assinar o que se lê. IN: COSTA, Marisa Vorraber; BUJES, Maria Isabel Edelweiss. Caminhos Investigativos III: riscos e possibilidades de pesquisar nas fronteiras. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

KASTRUP, V. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. In Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade Org PASSOS. Porto Alegre: Sulina, p. 32-51,2009. Disponível em: < https://bit.ly/3AS9uo1 >. Acesso em: 04 de dez. de 2021

KOHAN, W. O. Formação inventiva de professores em tempos de pandemia: o que um louco lúcido nos convida a pensar e escrever? Mnemosine. Parte especial. Artigos., v.16, nº1, p. 53-66. 2020. Disponível em: < https://bit.ly/3GkU1xR > . Acesso em: 04 de dez. de 2021

KOHAN, W. O. O Mestre Inventor: Relatos de um viajante educador. 1.ed. São Paulo: Autêntica, 2013.

LARROSA, J. B. O ensaio e a escrita acadêmica (Online). Educação e Realidade,p. 101-115, 2004. < https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25643 >. Acesso em: 04 de dez. de 2021

LOPONTE, L. G. Docência artista: arte, estética de si e subjetividades femininas. Porto Alegre: UFRGS, 2005a. 207 p. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

MENDONÇA, M.. Entrevista especial VIII - [Entrevista concedida a] Lara Albino et al. O consoante. Maringá, 03 de dez. 2020. Disponível em: < http://oconsoante.com >. Acesso em: 04 de dez. de 2021

OLIVEIRA, A. L. A espacialidade aberta e relacional do lar: a arte de conciliar maternidade, trabalho doméstico e remoto na pandemia da COVID-19. Revista Tamoios, 16: 154-166, 2020. Disponível em: < Linhas Crí¬ticas (unb.br) >. Acesso em: 04 de dez. de 2021

OLIVEIRA, T. R. M.; PARAÍSO, M. A. Mapas, dança, desenhos: a cartografia como método de pesquisa em educação. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 23, n. 3, p. 159–178, 2016. Disponível em: < https://bit.ly/3gis4w4 > . Acesso em: 04 de dez. de 2021.

PEDRONI, F. CHRONOS E KAIRÓS. Determinações poéticas para o tempo vivido. Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES, v.3,n. 6, 2014. Disponível em: < https://periodicos.ufes.br/index.php/colartes/article/view/7724 >. Acesso em: 04 de dez. de 2021

SPINOZA, B. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

ZAMPERETTI, M.P. Artes visuais e ensino remoto: paroxismo nas interações em tempos de pandemia. Palíndromo, v. 13, n. 29, p. 37-53, 2021. Disponível em: < https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/18977 >. Acesso em: 04 de dez. de 2021

Downloads

Publicado

2022-03-21

Como Citar

Gustavson Wilson, A., da Silva Trennepohl , kelly J., & da Cruz Schneider, D. (2022). A PROFESSORA POR TRÁS DA MÁSCARA: apontamentos sobre a realidade docente em tempos de pandemia. Momento - Diálogos Em Educação, 31(01), 228–252. https://doi.org/10.14295/momento.v31i01.13729

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.