BASES ÉTICAS PARA UMA PROPOSTA ECOLÓGICA E POPULAR DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v31i01.13653

Palavras-chave:

Ethics. Human rights. Education. Popular. Monoculture. Ecology.

Resumo

O trabalho pretende sistematizar uma proposta de concepção ecológica e popular de educação em direitos humanos. Parte de uma crítica a uma visão monocultural a partir da qual oferece a alternativa ecológica. No desenvolvimento analisa aspectos da opção monocultural e também as características da alternativa ecológica. Sugere que a opção monocultural é despotenciadora, centrada num saber único, orientada por uma compreensão progressista de temporalidade, não aceita as diferenças, é autoritária e idolátrica. A alternativa ecológica é apresentada como abertura às possibilidades, à interculturalidade, acredita e deseja a transformação das realidades, é dialógica, é cuidadosa e promove o cuidado, se orienta pela responsabilidade, entende a temporalidade como intensa e densa, articula a diversidade de saberes, lida com a incerteza e afirma e se confirma na e em travessia. A alternativa ecológica apresenta bases éticas consistentes para respeitar, proteger e promover os direitos humanos como prática e processo educativo sistemático e permanente: uma educação ecológica e popular em direitos humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo César Carbonari, UnB/CEAM/NEP

Doutor em filosofia (Unisinos, 2015). Militante defensor de direitos humanos no Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH). Associado e membro da Associação Filosofia e Libertação (AFyL Brasil), da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH) e diretor da Associação Nacional de Direitos Humanos, Pesquisa e Pós-Graduação (ANDhEP). Professor e pesquisador convidado voluntário do Núcleo de Estudos para a Paz e os Diretos Humanos da Universidade de Brasília (NEP/CEAM/UnB).

Referências

ADORNO Theodor. Educação após Auschwitz. In: Educação e Emancipação. 3. ed. Trad. Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 2003. p. 119-138.

ADORNO Theodor. Estudos sobre a Personalidade Autoritária. Trad. Virgínia Helena Ferreira da Costa et al. São Paulo: UNESP, 2019.

BENJAMIN, Walter. Sobre o Conceito de História. In: LÖWY, Michael. Walter Benjamin: aviso de incêndio. Uma leitura das teses Sobre o Conceito de História. Trad. W. N. Caldeira Brandt [Trad. das teses por J. M. Gagnebin e M. L. Müller]. São Paulo: Boitempo, 2005.

BOFF, Leonardo. Virtudes para um outro mundo possível. Petrópolis: Vozes 2005-2006.

BOFF, Leonardo. Ecologia: grito da terra, grito dos pobres. São Paulo: Ática, 2004.

BUTLER, Judith. Quadros de guerra. Quando a vida é passível de luto? Trad. Sérgio T. de N. Lamarão e Arnaldo M. da Cunha. Rev. Marina Vargas e Carla Rodrigues. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

CARBONARI, Paulo César. “Estou vivo/a”: aprendizagens necessárias do que pode se transformar em experiência... In: PONTEL, E.; CORREIA, F. C.; TAUCHEN, J.; MASS, O. P.; PERIUS, O. (orgs.). Diagnóstico do tempo: implicações éticas, políticas e sociais da pandemia. Porto Alegre: Fundação Fênix, 2020. p. 501-520.

CARBONARI, Paulo César. A potencialidade da vítima para ser sujeito ético: construção de uma proposta de ética a partir da condição da vítima. Tese (Doutorado em Filosofia). PPG Filosofia Unisinos, São Leopoldo, 2015.

CARBONARI, Paulo César. Democracia e direitos humanos: reflexões para uma agenda substantiva e abusada. In: BITTAR, Eduardo C. B.; TOSI, Giuseppe (Orgs.). Democracia e educação em direitos humanos numa época de insegurança. João Pessoa: UFPB, 2008. p. 10-27.

CARBONARI, Paulo César. Necrofilia: repercussão ética, política e educacional – estudo em Paulo Freire e Erich Fromm. Revista Espaço Pedagógico, PPG Educação UPF, Passo Fundo, v. 27, n. 3, p. 734-749, 2020.

CARBONARI, Paulo César. O que se pode esperar da Laudato Si’. Um estudo sobre a dimensão ético-política da Encíclica papal. In: SIVIERO, Iltomar; ROSIN, Nilva (Orgs.). Ecologia Integral: diálogos a partir da Laudato Si’. Passo Fundo: IFIBE, 2017. p. 81-111.

CARBONARI, Paulo César. Os sentidos dos direitos humanos: reflexões nos 70 anos da DUDH. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, UNESP, Bauru, v. 7, n. 1, p. 19-32, Jan./Jul. 2019.

CARBONARI, Paulo César. Reflexões sobre ética e ciência: ensaio no contexto de pandemia Covid-19. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, UNESP, Bauru, v. 8, n. 2, p. 55-69, Jul./Dez., 2020.

CARBONARI, Paulo César. Utopia e Libertação: alternativas para fazer possível o impossível!. In: CASTRO, Fabio C. L. de; SERPA, Valentinne (Orgs.). Filosofia Latino-Americana. Semana Acadêmica do Curso de Filosofia da PUCRS. Porto Alegre: Fundação Fênix, 2020.p. 117-136.

CARBONARI, Paulo César. Qual educação em direitos humanos? uma contribuição para pensar os desafios das pautas da educação em direitos humanos no Brasil em travessia. In: CRUZ, Giseli Barreto da; FERNANDES, Claudia; FONTOURA, Helena Amaral da; MESQUITA, Silvana (orgs.). Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas. Rio de Janeiro/Petrópolis: Faperj; CNPq; Capes; Endipe/DP, 2020. p. 269-282.

CARBONARI, Paulo César; SALVETTI, Ésio Francisco. Democracia e autoritarismo: para uma reflexão filosófica sobre o “extermínio legítimo”!. Revista Veritas, Porto Alegre, PUCRS, v. 65, n. 3, p. 1-14, Set./Dez. 2020.

DOWBOR, Ladislau. A era do capital improdutivo: por que oito famílias têm mais riqueza do que a metade da população do mundo? São Paulo: Autonomia Literária, 2017.

DUSSEL, Enrique D. Ética da Libertação na Idade da Globalização e da Exclusão. Trad. Jaime A. Clasen et al. Petrópolis: Vozes, 2000.

DUSSEL, Enrique D. Política da Libertação. Arquitetônica. Trad. Paulo César Carbonari (Coord.) et al. Passo Fundo: IFIBE, 2020. Vol. 2.

FOUCAULT, M. Nascimento da Biopolítica. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FOUCAULT, M. O anti-Édipo: uma introdução à vida não fascista. Trad. Fernando José Fagundes Ribeiro. Cadernos de Subjetividade. Núcleo de Estudos e Pesquisas da Subjetividade do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 198-200, 1993.

FOUCAULT, M. A Hermenêutica do Sujeito. Trad. M. A. da Fonseca e S. T. Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

FRANCISCO. Carta Encíclica Fratelli Tutti sobre a fraternidade e a amizade social. Roma: Editora Vaticana, 2020.

FRANCISCO. Carta Encíclica Laudato Si’ sobre o cuidado da casa comum. Roma: Editora Vaticana, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

FROMM, Erich. O Coração do Homem. Seu gênio para o bem e para o mal. Trad. Octávio Alves Velho. Rio de Janeiro: Zahar, 1965.

GROSFOGUEL, Ramón. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Revista Sociedade e Estado, vol. 31, n. 1, p. 25-49, Jan./Abr. 2016.

HAWKING, Stephen W. Uma breve história do tempo. Do big bang aos buracos negros. Trad. Maria H. Torres. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

HEISENBERG, W. A. Imagem da natureza na física moderna. Lisboa: Editora do Brasil, 1980.

HINKELAMMERT, Franz. Crítica à Razão Utópica. Trad. Alvaro Cunha. Rev. H. Dalbosco. São Paulo: Paulinas, 1988 [ver tradução de Silvio Salej Higgins. Chapecó: Argos, 2013].

HINKELAMMERT, Franz. Determinismo y autoconstitución del sujeto: las leyes que se imponem a espaldas de los actores y el orden por el desorden. Revista Pasos, DEI, San José, n. 64, p. 27-46, Mar./Abr. 1996.

HINKELAMMERT, Franz. El sujeto y la lei. El retorno del sujeto reprimido. Heredia, Costa Rica: EUNA, 2003.

HINKELAMMERT, Franz. Yo vivo si tú vives: el sujeto de los derechos humanos. La Paz: ISEAT; La Palabra Comprometida, 2010.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Trad. M. B. Cipolla. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

HUI, Yuk. Fragmentar el futuro. Ensayos sobre tecnodiversidad. Buenos Aires: Caja Negra, 2020.

KROPOTKIN, Piotr. Ajuda mútua: um fator de evolução. Trad. Waldyr Azevedo Jr. São Sebastião: A Senhora Editora, 2009.

LAFUENTE, Antonio. Elogio à potência cognitiva do cuidado. Outras Palavras, em 15/05/2020. Disponível em <https://outraspalavras.net/descolonizacoes/elogio-a-potencia-cognitiva-dos-cuidados/>. Acesso em: 03 de junho de 2021,

LACLAU, Ernesto. A razão populista. Trad. C.E. Marcondes de Moura. São Paulo: Três Estrelas, 2013.

LEVI, Primo. É isto um homem? Trad. Luigi Del Re. Rio de Janeiro: Rocco, 1988.

MARRONE, Domenico. Princípio de precaução”. Trad. Luisa Rabolini. IHU On Line, em 09/05/2020. Disponível em: . Acesso em: 03 de junho de 2021.

MARX, Karl; ENGELS, F. Manifesto Comunista. 4. reimp. Trad. Álvaro Pina. São Paulo: Boitempo, 2005.

MBEMBE, Achille. Políticas da Inimizade. Trad. Marta Lança. Lisboa: Antígona, 2017.

MBEMBE, Aquille. Necropolítica. Revista Arte & Ensaio, Programa de Pós-graduação em Artes Visuais EBA/UFRJ, n. 32, p. 123-151, dez. 2016.

MELO NETO, João Cabral de. Morte e vida Severina: auto de Natal pernambucano. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016.

MIGUEL, Luis Felipe. Dominação e Resistência. Desafios para uma política emancipatória. São Paulo: Boitempo, 2018.

NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro. Processo de um racismo mascarado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

ORNELAS ROSA, Pablo (Org.). Fascismo tropical: uma cibercartografia das novíssimas direitas brasileiras. Vitória: Editora Milfontes, 2019.

PANIKKAR, Raimon. Decálogo: cultura e interculturalidad. Cuadernos Interculturales, Univ. de Playa Ancha, Chile, v. 4, n. 6, p. 129-130, Sem. I, 2006.

PANIKKAR, Raimon. Paz e Interculturalidad. Una reflexión filosófica. Trad. German Ancochea. Barcelona: Herder, 2006.

PANIKKAR, Raimon. Religión, Filosofía y Cultura. Ilu Revista de Ciencias de las Religiones, n. 1, p. 125-148, 1996. Reproduzido por Polylog, Foro para la Filosofia Intercultural (2000),

PIERUCCI, Antonio Flavio. Ciladas da Diferença. São Paulo: Editora 34, 1999.

PRIGOGINE, Ilya. O Fim das certezas: Tempo, caos e leis da natureza. São Paulo: UNESP, 1996.

RAND, Ayn. A virtude do egoísmo. Trad. On Line Assessoria de Idiomas. Rev. W. Ling e C. Mendes Prunes. Porto Alegre: Ortiz; IEE, 1991.

ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.

SAFATLE, Vladimir. Psicologias do Fascismo. Curso ministrado na USP, 2019. Disponível em: . Acesso em: 20 de maio de 2021.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para um novo senso comum. A ciência, o direito e a política na transição paradigmática. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2007 [Coleção A Crítica da Razão Indolente: contra o desperdício da experiência, vol. 1].

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Sobre o Autoritarismo Brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

SEGATO, Rita Laura. La guerra contra las mujeres. Madrid: Traficantes de Sueños: Mapas, 2016.

SEGATO, Laura Rita. Las nuevas formas de la guerra y el cuerpo de las mujeres. Puebla: Pez en el Árbol, 2014. Disponível em: www.feministas.org/IMG/pdf/libro_ritalaurasegato.pdf. Acesso em: 21 set. 2021.

SEGATO, Rita Laura. Contra-pedagogías de la Crueldad. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2018.

SICRE, José Luis. Los dioses olvidados. Poder y riqueza en los profetas preexilicos. Madrid: Ediciones Cristianidad, 1979.

SIQUEIRA, Josafá Carlos de. Casa Comum: um conceito interdisciplinar e pluriverso. In: FOLLMANN, José Ivo (Org.). Ecologia Integral: abordagens (im)pertinentes. São Leopoldo: Casa Leiria, 2020. Vol. 1.

SOUZA, Ricardo Timm de et al. (Orgs.). A Tentação Ancestral: a questão histórico-cultural do tema da Idolatria ao longo dos séculos e sua relevância na contemporaneidade. Porto Alegre: Fundação Fênix, 2020.

SOUZA, Ricardo Timm de. Crítica da Razão Idolátrica: tentação de Thanatos, necroética e sobrevivência. Porto Alegre: Zouk, 2021.

WEBER, Max. Economia e Sociedade. Fundamentos da Sociologia Compreensiva. Trad. Regis Barbosa e Karen E. Barbosa. Brasília: UnB, 1991. Vol. I

WEBER, Max. O sentido da “neutralidade axiológica” nas ciências sociais e econômicas. In: Metodologia das Ciências Sociais 2. Trad. Augustin Wernet. Campinas: Unicamp; São Paulo: Cortez, 1995.

Downloads

Publicado

2022-03-21

Como Citar

Carbonari, P. C. (2022). BASES ÉTICAS PARA UMA PROPOSTA ECOLÓGICA E POPULAR DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Momento - Diálogos Em Educação, 31(01), 75–94. https://doi.org/10.14295/momento.v31i01.13653

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.