Folclore na escola: uma pronúncia de mundo
Palavras-chave:
Folclore, escola, literatura, cultura da infânciaResumo
A proposta deste artigo tem como ponto de partida o possível diálogo entre a vivência com a literatura e algumas tramas do tecido escolar: a linguagem, a memória e a narrativa. Isto objetivando mostrar o aluno e o professor como sujeitos das suas próprias histórias e autores/atores das suas palavras. Busca-se então uma postura pedagógica que propicie a inclusão da prática da linguagem e, sua consequente pluralidade de textos orais e escritos; traçando como objetivo enfatizar o direito do educador e do educando à leitura de mundo na escola. Proponho assim uma leitura literária dialogada, na qual narradores e leitores se alternem na guarda e na recuperação da narrativa e da memória individual e coletiva.Downloads
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Publicado
2016-10-24
Como Citar
Porto, P. (2016). Folclore na escola: uma pronúncia de mundo. Momento - Diálogos Em Educação, 25(1), 309–330. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6126
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Artigos
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