VESTÍGIOS DA CULTURA ESCOLAR:
As publicações do periódico estudantil Avante (Vale do Rio dos Sinos, 1962-1963)
DOI:
https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.19548Palavras-chave:
períodico estudantil, avante, cultura material escolarResumo
Este artigo analisa o periódico estudantil Avante, produzido no período de maio de 1962 e outubro de 1963 por alunos e professores de escolas confessionais católicas das cidades de Novo Hamburgo e São Leopoldo, localizadas na região do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul. Tivemos acesso a dez edições do periódico, a partir da salvaguarda realizada por uma ex-aluna de uma das instituições envolvidas no processo de produção, que foram disponibilizadas para pesquisa. A partir delas, problematizamos as representações presentes nas publicações, sobretudo em relação à juventude e aos valores do catolicismo. Como aporte teórico-metodológico, amparamo-nos em Amaral (2002) e Luca (2015) referente aos estudos utilizando fontes impressas, e nos conceitos de cultura escolar a partir de Escolano Benito (2005) e cultura escrita e representação em Chartier (2003, 2011). Entendemos o jornal estudantil como um documento histórico que preserva traços da cultura escolar das instituições envolvidas em seu processo de produção, assim como um artefato utilizado para difundir aspectos do catolicismo na sociedade local. Desse modo, o Avante atuava como instrumento de difusão do ideário católico, reforçando hierarquias de gênero e virtudes, como obediência e caridade, mas também permitia espaços de expressão discente.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Dóris Bittencourt. O crisol: periódico das alunas do colégio Americano (Porto Alegre/RS, 1945-1964).Hist. Educ., Porto Alegre, v. 17, n. 40, p. 267-290, maio/ago. 2013.
ALMEIDA, Dóris Bittencourt; GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi Santos. A voz do morro: um jornal para “os que ficam” cultura escrita e práticas cotidianas presentes no colégio João XXIII (Porto Alegre – 1976-1978). In: OLIVEIRA, João Paulo Gama et al. Escritas estudantis na imprensa periódica da educação (séculos XIX e XX). Jundiaí-SP: Paco Editorial, 2024.
AMARAL, Giana Lange. Os impressos estudantis em investigações da cultura escolar nas pesquisas histórico-institucionais. História da Educação. ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, n. 11, p. 117-130, abr. 2002.
BASTOS, Maria Helena Camara. Escritas estudantis em periódicos escolares. História da Educação, v. 17, p. 7-10, 2013.
BASTOS, Maria Helena Camara; ERMEL, Tatiane de Freitas. O jornal A voz da escola: escritas dos alunos do colégio elementar Souza Lobo (Porto Alegre/RS, 1934-1940). Hist. Educ., Porto Alegre, v. 17, n. 40, p. 143-173, maio/ago. 2013.
COLÉGIO SANTA CATARINA: 100 anos de história. Novo Hamburgo: 2000.
CHARTIER, Roger. A História Cultural entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL, 2002.
CHARTIER, Roger. Formas e sentido. Cultura escrita: entre distinção e apropriação. Campinas: Mercado das Letras, 2003.
CHARTIER, Roger. Defesa e ilustração da noção de representação. Fronteiras, Dourados, v. 13, n. 24, p. 15-29, jul./dez. 2011.
DREHER, Martin N. Breve história do ensino privado gaúcho. São Leopoldo: Oikos, 2008.
DREHER, M. N. 190 anos de imigração alemã no Rio Grande do Sul: esquecimentos e lembranças. 2. ed. São Leopoldo: Oikos, 2014.
ESCOLANO BENITO, Augustín. Las culturas de la escuela en España: tres cortes historiográficos. Pro-Posições, v. 16, n. 1 (46), jan./abr. 2005.
GOMES, Angela de Castro. A guardiã da memória. Acervo, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1-2, p. 17-30, jan./dez. 1996.
LUCA, Tânia de. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes históricas. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2015.
MORCHEL, Hélio. 75 anos da presença Marista em Novo Hamburgo. Porto Alegre: EDIPUCTRS, 1990.
OLIVEIRA, João Paulo Gama et al. Escritas estudantis na imprensa periódica da educação (séculos XIX e XX). Jundiaí: Paco Editorial, 2024.
ROCHE, J. A colonização alemã e o Rio Grande do Sul. 2. ed. São Leopoldo: Oikos, 2022.
SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 71-99, 1995. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/257862/000037108.pdf?sequ. Acesso em: 28 mar. 2024.
SOUZA, José Edimar. O ensino em Novo Hamburgo/RS nas memórias de professores. Caxias do Sul: Educs, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Momento - Diálogos em Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.