Folclore na escola: uma pronúncia de mundo

Authors

  • Patrícia Porto Universidade Federal Fluminense,

Keywords:

Folclore, escola, literatura, cultura da infância

Abstract

A proposta deste artigo tem como ponto de partida o possível diálogo entre a vivência com a literatura e algumas tramas do tecido escolar: a linguagem, a memória e a narrativa. Isto objetivando mostrar o aluno e o professor como sujeitos das suas próprias histórias e autores/atores das suas palavras. Busca-se então uma postura pedagógica que propicie a inclusão da prática da linguagem e, sua consequente pluralidade de textos orais e escritos; traçando como objetivo enfatizar o direito do educador e do educando à leitura de mundo na escola. Proponho assim uma leitura literária dialogada, na qual narradores e leitores se alternem na guarda e na recuperação da narrativa e da memória individual e coletiva.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Patrícia Porto, Universidade Federal Fluminense,

Indicada pela UFF ao Prêmio Capes de Melhor Tese do Ano (em 2009) pelo livro “Narrativas Memorialísticas: Por uma Arte Docente na Escolarização da Literatura” Graduada em Letras (Português-Literaturas) pela UFF (1996) com especialização em Alfabetização das Crianças das Classes Populares (2001). Pela mesma universidade, tornou-se ainda Mestre em Educação no Campo de Confluência dos Estudos do Cotidiano e da Educação Popular (ECEP/2004) e Doutora em Políticas Públicas, Movimentos Instituintes e Educação (PPMIE/2009). Lecionou na UFRJ, UFRRJ, UERJ e na UNIABEU, na área de Letras e Educação, com ênfase em Alfabetização e Letramento, Educação Infantil, Didática, Didática da Língua Portuguesa, Estágio Supervisionado e Práticas Pedagógicas. Atualmente é Coordenadora Pedagógica e Professora-Pesquisadora no NUEC UFF, no Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social.

Published

2016-10-24

How to Cite

Porto, P. (2016). Folclore na escola: uma pronúncia de mundo. Momento - Diálogos Em Educação, 25(1), 309–330. Retrieved from https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6126

Issue

Section

Artigos