A leitura de book apps no contexto familiar: a interação de crianças com a obra meu aplicativo de folclore

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8060

Keywords:

Literatura digital infantil, leitura, aplicativo literário, interatividade.

Abstract

O objetivo deste artigo é apresentar a análise dos dados coletados em uma pesquisa de campo em que foi realizada a leitura do book app Meu Aplicativo de Folclore, do poeta brasileiro Ricardo Azevedo, por crianças entre 3 e 10 anos de idade no contexto familiar. A pesquisa busca compreender como as crianças interagem com as estruturas de leitura previstas em aplicativos literários (book apps), aqui apresentados como: (1) recursos de tela; (2) recursos de transição; (3) recursos de interação. Os resultados sugerem que as crianças têm preferência por obras com maior nível de interatividade e imersão, provavelmente devido a suas experiências prévias com jogos eletrônicos e outros tipos de aplicativos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Edgar Roberto Kirchof, ULBRA-PPGEDU

Possui graduação em Letras (Portugês/Alemão) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995), graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1998), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), tendo realizado um Pós-Doutorado em Estética e Biossemiótica na Universidade de Kassel, Alemanha (2005). É bolsista de produtividade 1 B pelo CNPq, membro do CA de Ciências Humanas e Sociais da FAPERGS e editor da Revista Textura. Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil, atuando, como docente e pesquisador, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e como docente no Curso de Letras. Seus principais temas de pesquisa são as relações entre a Literatura, a Cultura Digital e a questão das Diferenças, com foco na Literatura infanto-juvenil. Atua nas seguintes áreas: Teoria da Literatura, Semiótica, Estudos Culturais e Educação.

References

BUS, Adriana G.; TAKACS, Zsofia K; KEGEL, Cornelia A.T. Affordances and limitations of electronic storybooks for young children’s emergent literacy, Developmental Review, n. 35, 2015, p. 79–97, disponível em: https://doi.org/10.1016/j.dr.2014.12.004

CORRERO, Cristina, REAL, Neus. Panorámica de la literatura digital para la educación infantil, Textura Canoas, n.32 p.224-244 set./dez. 2014. Disponível em:

http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1255/945

FREDERICO, Aline. O futuro do leitor ou o leitor do futuro: o livro infantil interativo e os letramentos múltiplos. Cadernos de Letras da UFF Dossiê: A crise da leitura e a formação do leitor, nº 52, p. 101-120, 2016, Disponível em: http://www.cadernosdeletras.uff.br/index.php/cadernosdeletras/article/view/195/120

MENEGAZZI, Douglas Luiz. O Design de interfaces de livros infantis apps: uma revisão das características e recomendações. Textura Canoas, n. 20, v. 43, p. 215-238 mai./ago., 2018.

Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/3590/2940

SARAIVA, Juracy Assmann; MELLO, Ana Maria Lisboa de; VARELLA, Noely Klein. Pressupostos teóricos e metodológicos da articulação entre literatura e alfabetização. In. _____. SARAIVA, Juracy Assmann (org). Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. p. 81-87.

SERAFINI, Frank; KACHORSKY, Danielle; AGUILERA, Earl. Picture Books in the Digital Age. The Reading Teacher, v. 69, n. 5, p. 509-512, mar./abr. 2016.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Aplicativo analisado

AZEVEDO, Ricardo. Meu Aplicativo de Folclore. Editora Ática, 2015. Disponível para iOS e Android.

Published

2018-08-17

How to Cite

Kirchof, E. R., & Moro, R. G. (2018). A leitura de book apps no contexto familiar: a interação de crianças com a obra meu aplicativo de folclore. Momento - Diálogos Em Educação, 27(2), 412–429. https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8060