A relação entre estado, trabalho, capital e os sentidos das políticas educacionais no Brasil

Auteurs-es

  • Leonardo Dorneles Gonçalves Universidade Federal de Pelotas

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.7153

Mots-clés :

Políticas Educacionais. Capital. Trabalho.

Résumé

O presente trabalho aborda a relação entre Estado, Capital e Trabalho na configuração das políticas educacionais no Brasil, principalmente a partir da década de 1990. Com objetivo de compreender a atualidade das políticas educacionais, elencamos as principais alterações ocorridas no plano educacional, contando com os estudos de Leher (2009, 2014), Shiroma et. al. (2002, 2014) entre outros, os quais têm pesquisado as políticas educacionais na perspectiva da luta de classes em curso no país. O estudo demonstra que as transformações do papel do Estado têm direcionado as políticas educacionais para atender as necessidades da formação de uma força de trabalho útil aos mecanismos de exploração que o capitalismo impõe a países periféricos como é o Brasil. Por isso a educação e escola pública sofrem transformações de ordem administrativas/gestão e pedagógicas.

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Biographie de l'auteur-e

Leonardo Dorneles Gonçalves, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Educação (UFPel). Membro do Grupo de Pesquisa MOVsE - Educação, Movimentos Sociais e Escola Pública - UFPel

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Publié-e

2018-08-17

Comment citer

Gonçalves, L. D. (2018). A relação entre estado, trabalho, capital e os sentidos das políticas educacionais no Brasil. Momento - Diálogos Em Educação, 27(2), 76–87. https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.7153

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