Uma perspectiva de ensino a partir da teoria do corpo em Merleau-Ponty

Autores

  • Huanderson Barroso Lobo Universidade do Estado do Amazonas
  • Ronara Viana Cordovil Universidade do Estado do Amazonas
  • José Vicente De Souza Aguiar Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.7178

Palavras-chave:

Fenomenologia, Corpo, Conhecimento, Merleau-Ponty,

Resumo

O ensino historicamente no Brasil, foi construído a partir de práticas instrucionistas e reprodutivas. Diante desta perspectiva, verificou-se a necessidade de realizar um estudo no sentido de compreender as possibilidades de ensino a partir de uma perspectiva fenomenológica. Merleau-Ponty desde sua primeira obra, procura superar a visão anterior de que o corpo é apenas um objeto, colocando-o como um corpo-sujeito. Ele é o veículo do ser no mundo, faz-se presente em um meio definido, integrando-se a ele. O autor faz de sua teoria da percepção uma teoria do corpo, pois este estabelece a condição de possibilidade do perceber. Como instrumentos da pesquisa foram utilizados as leituras bibliográficas de diversas obras do referido autor, de modo a articulá-las às atividades de ensino, possibilitando a utilização do corpo nas experiências educacionais, que para Merleau-Ponty são fundamentais na construção do conhecimento.

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Biografia do Autor

Huanderson Barroso Lobo, Universidade do Estado do Amazonas

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas.

Ronara Viana Cordovil, Universidade do Estado do Amazonas

Mestranda em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia. Universidade do Estado do Amazonas – Normal Superior – UEA/ENS, Brasil.

José Vicente De Souza Aguiar, Universidade do Estado do Amazonas

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia. Universidade do Estado do Amazonas. Manaus, Amazonas,

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Publicado

2018-08-17

Como Citar

Lobo, H. B., Cordovil, R. V., & Aguiar, J. V. D. S. (2018). Uma perspectiva de ensino a partir da teoria do corpo em Merleau-Ponty. Momento - Diálogos Em Educação, 27(2), 319–335. https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.7178

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