Uma ponte para o Futuro:(des) continuidades nas políticas de formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8181

Palavras-chave:

Formação de Professores, Políticas Educacionais, Currículo

Resumo

Este artigo objetiva discutir os caminhos das políticas de formação de professores e professoras, no Brasil, implementadas pelo Ministério da Educação. Defende-se que as políticas educacionais têm contribuído para a construção de um perfil docente como um empresário de si, um sujeito comprometido em recuperar a qualidade do seu trabalho de modo a atender as prerrogativas dos índices educacionais. Desse modo, percebe-se que os professores e as instituições perdem sua autonomia, com a tentativa da implantação de currículos padronizados que atendem às demandas das avaliações em larga escala, na perspectiva de uma gestão por resultados.

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Biografia do Autor

Simone Barreto Anadon, Universidade Federal de Rio Grande - FURG

Professora Adjunta Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Suzane Da Rocha Vieira Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora Adjunta Universidade Federal do Rio Grande - FURG

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Publicado

2018-08-17

Como Citar

Anadon, S. B., & Gonçalves, S. D. R. V. (2018). Uma ponte para o Futuro:(des) continuidades nas políticas de formação de professores. Momento - Diálogos Em Educação, 27(2), 35–57. https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8181