Uma ponte para o Futuro:(des) continuidades nas políticas de formação de professores

Simone Barreto Anadon, Suzane Da Rocha Vieira Gonçalves

Resumo


Este artigo objetiva discutir os caminhos das políticas de formação de professores e professoras, no Brasil, implementadas pelo Ministério da Educação. Defende-se que as políticas educacionais têm contribuído para a construção de um perfil docente como um empresário de si, um sujeito comprometido em recuperar a qualidade do seu trabalho de modo a atender as prerrogativas dos índices educacionais. Desse modo, percebe-se que os professores e as instituições perdem sua autonomia, com a tentativa da implantação de currículos padronizados que atendem às demandas das avaliações em larga escala, na perspectiva de uma gestão por resultados.

Palavras-chave


Formação de Professores, Políticas Educacionais, Currículo

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DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8181

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MOMENTO - Diálogos em Educação, E-ISSN 2316-3100, Rio Grande/RS, Brasil

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