O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) e suas ações: o monitoramento como desafio

Amélia Escotto do Amaral Ribeiro, Magda Cristina Dias de Lucena, Ana Claudia dos Santos Abreu

Resumo


A alfabetização e seus resultados, no Brasil, historicamente desafia as políticas públicas de formação de professores. Embora as ações desencadeadas por essas políticas e seus respectivos programas sejam marcadas por certo distanciamento entre os propósitos legislativos e as condições reais de implementação, tornam-se cada vez mais necessárias. Dentre as políticas recentes, serve de exemplo o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), voltado para a formação continuada de alfabetizadores. Nessa perspectiva, neste artigo analisam-se, a partir das determinações do PNAIC, as estratégias de acompanhamento de processos e resultados, especificamente as formas de monitoramento propostas. A análise ratifica como desafios: o uso do princípio da performatividade, os resultados das avaliações externas como critério de acompanhamento das ações e a efetividade desses resultados no contexto do cotidiano escolar.

Palavras-chave


Alfabetização, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Monitoramento

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DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8058

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MOMENTO - Diálogos em Educação, E-ISSN 2316-3100, Rio Grande/RS, Brasil

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