A pesquisa na formação continuada de professores: desafios do programa de desenvolvimento educacional do Paraná

Maria Iolanda Fontana

Resumo


O objetivo deste trabalho é analisar a formação continuada, dos profissionais da educação básica do Estado do Paraná, no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), instituído como uma política de Estado. O PDE concebe no processo formativo, a “pesquisa e a produção do conhecimento” dos professores em articulação com os pesquisadores das universidades, superando modelos formativos tradicionais. Defende-se políticas públicas de pesquisa para a formação e trabalho dos profissionais da educação básica, como atividade necessária a produção do conhecimento pedagógico e exercício profissional crítico. A análise qualitativa expõe os avanços, contradições e desafios que apresenta o PDE para a materialização da pesquisa na escola. Ressalta-se que a pesquisa precisa ser pensada como uma política de formação e trabalho instituída e amparada no plano de carreira, com condições estruturais para ser desenvolvida.

Palavras-chave


Formação continuada de professores; Política de Pesquisa; Programa de Desenvolvimento Educacional.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRÉ, Marli Eliza D.A. (Org.). O Papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 9. ed. São Paulo: Papirus, 2008.

ANFOPE, Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação. XII Encontro Nacional da ANFOPE - documento para subsidiar as discussões nos grupos de trabalho, Brasília, 2004.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 23 dez. 1996.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio; LACERDA, Mitsi Pinheiro de. Possíveis significados da pesquisa na prática docente: ideias para fomentar o debate. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 109, p. 1229-1242, set./dez. 2009. Disponível em:

FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Gestão do conhecimento: da “produtividade” à humanização da formação. In: FERREIRA, Naura, S.C. (Org.). A pesquisa na pós-graduação em educação: reflexões, avanços e desafios. Curitiba: UTP, 2007.

GATTI, Bernadete, A.; BARRETO, Elba, S. S: ANDRÉ, Marli E. D. A. Políticas docentes o Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬LÜDKE, Menga. O professor, seu saber e sua pesquisa. Educação & Sociedade, Campinas, v. 22, n. 74, p. 77-96, abr. 2001.

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬LÜDKE, Menga; CRUZ, Giseli Barreto da. Aproximando universidade e escola de educação básica pela pesquisa. Cadernos de Pesquisa, n 125, v 35, p.81-109, 2005.

SANTOS, Lucíola L. C. P. de. Dilemas e perspectivas na relação entre ensino e pesquisa. In: ANDRÉ, M. O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 9.ed. São Paulo: Papirus, 2008.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. 1.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

VIEIRA PINTO, Álvaro. Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Uma nova política de formação continuada e valorização dos professores da educação básica da rede pública estadual: documento-síntese. Curitiba, Paraná: Superintendência da Educação, Coordenação do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), 2007. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pde_roteiros/2013/documento_sintese_2014_incorporando_avaliacao.pdf>.

______. Lei Complementar 130 de 14 de Julho de 2010. Regulamenta o Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE, instituído pela Lei Complementar nº 103/2004, que tem como objetivo oferecer Formação Continuada para o Professor da Rede Pública de Ensino do Paraná. Diário Oficial nº. 8266 de 20 de Julho de 2010. Disponível em: http://www.nre.seed.pr.gov.br/franciscobeltrao/arquivos/File/disciplinas/pde/lei130.pdf

PARANÁ. Documento Síntese PDE. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. SEED: Curitiba, 2014.




DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8065

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


MOMENTO - Diálogos em Educação, E-ISSN 2316-3100, Rio Grande/RS, Brasil

Indexadores

PROPESQ

Indexadores

Indexadores

PROPESQ

Indexadores

PROPESQ