Um estudo sobre relações entre educação ambiental e educação em ciências através de artigos publicados nas atas do ENPEC
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11773Palavras-chave:
Temática Ambiental, Educação Ambiental, Educação em Ciências, Ensino Fundamental IResumo
Nesse trabalho apresentamos resultados de um estudo realizado a partir de artigos publicados nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Procuramos destacar e analisar relações entre educação ambiental e educação em ciências a partir da descrição das práticas pedagógicas presentes nos artigos. Essa análise foi realizada a partir de três categorias: conhecimentos, valores éticos/estéticos e participação política. Em um primeiro momento elaboramos agrupamentos a partir das diferentes práticas pedagógicas descritas nos artigos como, por exemplo, trabalho de campo, sequência didática e projetos de ensino. Nos artigos identificamos que algumas práticas pedagógicas envolvem a discussão de valores, como a afetividade, a solidariedade, o respeito e a contemplação da natureza. Em relação à dimensão da participação política foi identificada uma frequência menor nas práticas pedagógicas destacadas nos artigos. A dimensão dos conhecimentos está presente em todos os trabalhos. Todavia, não relações mais estreitas entre diferentes formas de conhecimento como, por exemplo, científico, filosófico e senso-comum. Salientamos que nos artigos analisados vai se delineando um cenário no qual há uma aproximação mais consistente, em termos teórico e metodológico, entre as áreas da educação em ciências e da educação ambiental.Downloads
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