As relações teórico-metodológicas entre o pensamento de Paulo Freire e a educação ambiental crítica e transformadora: um olhar a partir dos temas geradores
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11760Palavras-chave:
Educação Ambiental, Paulo Freire, Temas geradores, Paradigma da complexidadeResumo
A contemporaneidade enfrenta uma complexa crise socioambiental com o aumento das desigualdades sociais e da destruição do meio ambiente. Uma das formas reconhecidas de enfrentamento é a busca por uma Educação Ambiental crítica e formadora de sujeitos atuantes nessas problemáticas, que se paute em um paradigma da complexidade. O artigo objetiva analisar as contribuições do pensamento de Paulo Freire na construção de caminhos teórico-metodológicos para propostas nesse sentido. Utilizando como metodologia a análise bibliográfica, procurou-se realizar uma conversa entre diversas obras do autor e seus conceitos-chave com os estudos da Educação Ambiental crítica. Assim, a ideia de temas geradores se apresenta como importante ferramenta de ensino nesse processo.Downloads
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