As relações teórico-metodológicas entre o pensamento de Paulo Freire e a educação ambiental crítica e transformadora: um olhar a partir dos temas geradores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11760

Palabras clave:

Educação Ambiental, Paulo Freire, Temas geradores, Paradigma da complexidade

Resumen

A contemporaneidade enfrenta uma complexa crise socioambiental com o aumento das desigualdades sociais e da destruição do meio ambiente. Uma das formas reconhecidas de enfrentamento é a busca por uma Educação Ambiental crítica e formadora de sujeitos atuantes nessas problemáticas, que se paute em um paradigma da complexidade. O artigo objetiva analisar as contribuições do pensamento de Paulo Freire na construção de caminhos teórico-metodológicos para propostas nesse sentido. Utilizando como metodologia a análise bibliográfica, procurou-se realizar uma conversa entre diversas obras do autor e seus conceitos-chave com os estudos da Educação Ambiental crítica. Assim, a ideia de temas geradores se apresenta como importante ferramenta de ensino nesse processo.

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Publicado

2021-10-31

Cómo citar

Dutra, T., Souza de Camargo, T., & Gomes de Souza, D. O. (2021). As relações teórico-metodológicas entre o pensamento de Paulo Freire e a educação ambiental crítica e transformadora: um olhar a partir dos temas geradores. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 26(1), 603–632. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11760