Educação Ambiental: uma perspectiva Freireana

Autores

  • Aloísio Ruscheinsky
  • Ana Paola Malicheski Victoria
  • Ana Cristina Torma Burgueño
  • Luís Eduardo Torma Burgueño

Palavras-chave:

Educação Ambiental, pensamento pedagógico, pesquisador, educador, educando.

Resumo

O presente trabalho visa estabelecer relacionamentos entre o pensamento pedagógico de Paulo Freire e as novas tendências epistemológicas trazidas pela educação ambiental. No contexto dessas relações, aborda-se a vitalidade do diálogo entre educadores e pesquisadores, entre educadores e educandos, que, problematizando o cotidiano e as relações sociais, despertam para as questões ambientais contemporâneas. A noção básica da educação ambiental consiste em forjar cidadãos capazes de ler o mundo e com suas ações transforma-lo, engendrando um constante processo de ação e reflexão. O pesquisador, reler e agir cria rupturas a partir de sujeitos como autores e construtores de seu momento histórico.

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Biografia do Autor

Aloísio Ruscheinsky

Professor de Sociologia da Unisinos. Pesquisa em sociedade e ambiente. Consumo e conflitos ambientais. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4791521D3

Ana Paola Malicheski Victoria

Estudante de Ciencias Sociais do Instituto de Sociologia e Política - UFPel/ Pelotas. Tutorial para cadastro de autores no sistema

Mais informações: Currículo Lattes

Ana Cristina Torma Burgueño

Estudante de Pedagogia da Faculdade de Educação - UFPel/ Pelotas.

Luís Eduardo Torma Burgueño

Estudante de Engenharia Agrícola - UFPel/ Pelotas. Bolsista de Iniciação Científica - FAPERGS.

Publicado

2009-11-10

Como Citar

Ruscheinsky, A., Victoria, A. P. M., Burgueño, A. C. T., & Burgueño, L. E. T. (2009). Educação Ambiental: uma perspectiva Freireana. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 7(1), 63–78. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1057

Edição

Seção

Artigos