Educação Ambiental: uma perspectiva Freireana
Keywords:
Educação Ambiental, pensamento pedagógico, pesquisador, educador, educando.Abstract
O presente trabalho visa estabelecer relacionamentos entre o pensamento pedagógico de Paulo Freire e as novas tendências epistemológicas trazidas pela educação ambiental. No contexto dessas relações, aborda-se a vitalidade do diálogo entre educadores e pesquisadores, entre educadores e educandos, que, problematizando o cotidiano e as relações sociais, despertam para as questões ambientais contemporâneas. A noção básica da educação ambiental consiste em forjar cidadãos capazes de ler o mundo e com suas ações transforma-lo, engendrando um constante processo de ação e reflexão. O pesquisador, reler e agir cria rupturas a partir de sujeitos como autores e construtores de seu momento histórico.Downloads
Download data is not yet available.
Published
2009-11-10
How to Cite
Ruscheinsky, A., Victoria, A. P. M., Burgueño, A. C. T., & Burgueño, L. E. T. (2009). Educação Ambiental: uma perspectiva Freireana. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 7(1), 63–78. Retrieved from https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1057
Issue
Section
Artigos