Um olhar para o invisível
projeto interdisciplinar para educação ambiental e ensino sobre sambaquis no sistema prisional
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18535Palabras clave:
Aprendizaje basado en proyectos, Arqueología, Cuestionario, Enseñanza de las Ciencias, Sistema Penitenciario, Aprendiendo. Integración. Medio ambiente. Caiçara/PB. Libro de textoResumen
En la mayoría de los libros de texto, la historia de Brasil comienza con la llegada de Pedro Álvares Cabral a la costa brasileña en 1500. Pero la historia de la costa brasileña en realidad comienza hace 8.000 años con los constructores de sambaquis, pueblo originario que vivía de la pesca, la recolección y la caza principalmente de recursos marinos. En otras palabras, hay más historia brasileña antes de Cabral que después de él. Aun así, la cultura sambaquieira es invisible. Ante esto, se diseñó y ejecutó el proyecto “Tinha Sambaqui Aqui: Arqueologia e História Indígena de Capixabas” para llenar este vacío. El objetivo principal fue acercar a los estudiantes de secundaria de la EJA en ambiente carcelario a comprender los sitios arqueológicos tipo sambaqui. El proyecto proporcionó a los estudiantes nuevos conocimientos sobre las tradiciones de los pueblos originarios. La construcción de nuevos conocimientos y el desarrollo de nuevas habilidades son fundamentales para fortalecer la autoestima, fundamental para la resocialización de los estudiantes en el ambiente penitenciario.
Descargas
Citas
ALVES, Pedro C. O. Descobrindo sambaquis: uma proposta de educação patrimonial com a comunidade escolar do distrito de Jaqueira, Presidente Kennedy-ES-Brasil. 2017. 171f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Humanidades) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades – Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017. Disponível em: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/567. Acesso em: jul. 2024.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2000.
BARTZIK, Franciele; ZANDER, Leiza D. A importância das aulas práticas de Ciências no Ensino Fundamental. Arquivo Brasileiro de Educação, v. 4, n. 8, pp. 31-38, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/P.2318-7344.2016v4n8p31. Acesso em: jul. 2024.
BESERRA, Joallyson G.; BRITO, Carlos H. Modelagem didática tridimensional de artrópodes, como método para ensino de Ciências e Biologia. Revista Brasileira de Ensino de Ciências & Tecnologia, v. 5, n. 3, pp. 70-88, 2012. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/852. Acesso em: set. 2024.
BOFF, Daniela. Aprendizagem Baseada em Projetos para promover a interdisciplinaridade no Ensino Médio. Scientia Cum Industria, v. 3, n. 3, pp. 148-151, 2015.
BOGO, Jordana. A Aproximação da Pesquisa-Ação no Ensino da Geografia escolar. In: IX ANPED Sul: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2021. Disponível em: https://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2649/357. Acesso em: set 2024.
BOOG, Maria, C.F. Programa de educação nutricional em escola de Ensino Fundamental de zona rural. Revista de Nutrição, v. 23, n. 6, pp. 1005-1017, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rn/a/RK3v5Mr4nmk4L4kHnrLfYKm/abstract/?lang=pt. Acesso em: set. 2024.
BRAGA, Maria N. S.; PRESTES, Clara F.; OLIVEIRA, Viviane G.; MENEZES, Jorge A.; CAVALCANTE, Felipe S. A.; ABREU Lima R. A importância das aulas práticas de Química no processo de ensino-aprendizagem no PIBID. Diversitas Journal, v. 6, n. 2, pp. 2530-2542, 2021. Disponível em: https://www.diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1267. Acesso em: out. 2024.
CAMPOS, Carlos R. P.; ROLDI, Maria M. C.; DE ARAÚJO, Brenda O. P.; FADINI, Guilherme P. Uma intervenção pedagógica no Sambaqui do Limão (ES): contribuições para a formação de professores. Terrae Didatica, n. 15, pp. e019026-e019026, 2019. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/16218/11136 Acesso em: set. 2024.
CARDOSO, Rafael S .B.; FARIA, André L. L. D.; ROCHA, Pablo D. A.; TEIXEIRA, Rafael C.; COSTA, Liovando M.D.; ASSIS, Angelo A. F. D. Sambaquis do litoral de Guarapari-ES: química, física e malacofauna. Sociedade & Natureza, v. 32, pp. 682-693, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sn/a/FgBHQYL5CBLRqjpqs4LkHVf/abstract/?lang=pt. Acesso em: out. 2024.
CARDOSO, Rafael S. B. Transformação da paisagem: os sambaquis e a relação com o patrimônio arqueológico no município de Guarapari-ES no período 1984-2011. 2016. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania) – Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2016. Disponível em: https://locus.ufv.br/items/1acf90c1-58eb-4d3e-b416-b100d3fbb8c1. Acesso em: set. 2024.
CARVALHO, Paulo R.; ROSA, Vinícius S.; MORAES FILHO, Aroldo V. Metodologias ativas: Aprendizagem Baseada em Projetos na área das Ciências da Natureza. Revista Acedêmica Educação e Cultura em Debate, v. 8, n. 1, pp. 303-321. Disponível em: https://revistas.unifan.edu.br/index.php/RevistaISE/article/view/837. Acesso em: jul. 2024.
CUNHA, Esther E.; MARTINS, Fernanda O.; FERES, Reinaldo J. F. Zoologia no ensino fundamental: propostas para uma abordagem teórico prática. In: Anais do XXI Congresso de Iniciação Científica da UNESP, São José do Rio Preto, 2009.
DeBLASIS, Paulo A. D.; KNEIP, Andreas; GIANINNI, Paulo C.; GASPAR, Maria D.; SCHEEL-YBERT, Rita. Sambaquis e paisagem: dinâmica natural e arqueologia regional no litoral do sul do Brasil. Revista Arqueologia Suramericana/Arqueologia Sul-Americana, v. 3, n. 1, pp. 29-61, 2007. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/001651410. Acesso em: set. 2024.
FIGUTI, Levy. O homem pré-histórico, o molusco e o sambaqui: considerações sobre a subsistência dos povos sambaquieiros. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, n. 3, pp. 67-80, 1993. Disponível em: https://revistas.usp.br/revmae/article/view/109161. Acesso em: set. 2024.
FONSECA, Aline C. S.; VIANA, Juliana S. F. L. A atuação dos profissionais da educação nos espaços de privação de liberdade. 2018. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) – Curso de Pedagogia – Faculdades Doctum, Serra, 2018. Disponível em: https://dspace.doctum.edu.br/handle/123456789/1348?mode=full. Acesso em: out. 2024.
GASPAR, Maria D.; BIANCHINI, Gina. No tempo dos sambaquis: vida e espaço dos primeiros habitantes da Região dos Lagos. In: BARRETO, I. (org.). Cabo Frio Revisitado. Cabo Frio: Editora Sophia, 2020.
GASPAR, Maria. D. Análise da bibliografia sobre pescadores, coletores e caçadores que ocuparam o Estado do Rio de Janeiro. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, n. 6, pp. 337-367, 1996. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revmae/article/view/109278. Acesso em: out. 2024.
GIL, Antônio C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1999.
KNEIP, Lina M.; FERREIRA, Antônia.M. M.; ARAUJO, Dorothy S. D.; MELLO, Elisa M. B.; VOGEL, Maria A. C.; AGUIAR, Nanci V. O. Pesquisas arqueológicas no Sambaqui Zé Espinho – Guaratiba, Rio de Janeiro: contribuição à visão interdisciplinar. Separata da Revista do Museu Paulista/USP, pp. 78-100, 1986.
LIMA, Tânia A. Em busca dos frutos do mar: os pescadores-coletores do litoral centro-sul do Brasil. Revista da USP, n. 44, pp. 270-327, 2000. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/29850. Acesso em: set. 2024.
LIMA, Tânia A.; MACARIO, Kita D.; ANJOS, Roberto M.; GOMES, Risa P.; COIMBRA, R.S.; ELMORE, E. AMS dating of early shellmounds of the southeastern Brazilian coast. Brazilian Journal of Physics, v. 33, n. 2, pp. 276-279, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bjp/a/YkBVhLTs3VbQhPFZ3stQjJt/?lang=en#ModalDownloads. Acesso em: set. 2024.
MENDES, Augusto B.; DUARTE, Michelle R.; SILVA, Edson P. Biodiversity of Holocene marine fish of the southeast coast of Brazil. Biota Neotropica, v. 18, n. 1, p. e20170394, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bn/a/B8gKKtrpSTHpBLYWVCSDsKG/?lang=en. Acesso em: jul. 2024.
MENDES, Augusto B.; RODRIGUES, T. Tetrapod biodiversity in sambaquis from southern Brazil. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 96, n. 2, p. e20230901, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aabc/a/wF6cGLRbX3YRv39LCbFrF7c/?lang=en#ModalDownloads. Acesso em: out. 2024.
MENDES, Augusto B.; SILVA, Edson P.; DUARTE, Michelle R. Biodiversity of marine fishes from shellmounds of Ilha Grande Bay, Rio de Janeiro, Brazil. Revista Chilena de Antropología, n 29, pp. 55-59, 2014. Disponível em: https://revistadematematicas.uchile.cl/index.php/RCA/article/view/36207. Acesso em: jul. 2024.
MENDES, Augusto B.; SILVA, Edson P.; DUARTE, Michelle R. Can sambaquis (shell mounds) be used as records of the Holocene marine fish biodiversity?. Biodiversity and Conservation, v. 29, pp. 39-56, 2020. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10531-019-01868-8. Acesso em: set. 2024.
MINAYO, Maria C. S. O Desafio do Conhecimento Científico: Pesquisa Qualitativa em Saúde. São Paulo/Rio de Janeiro: Hucitec-Abrasco, 1993.
MIRANDA, Rodrigo S. O lugar dos sambaquis no acervo do patrimônio cultural do município de Presidente Kennedy-ES: uma formação de professores dialógico-dialética. 2017. 213f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Humanidades) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades – Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017. Disponível em: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/568. Acesso em: jun. 2024.
MORAES, Edmundo C; LIMA JUNIOR, Enio; SCHABERLE, Fábio A. Representações do meio ambiente entre estudantes e profissionais de diferentes áreas do conhecimento. Revista de Ciências Humanas, v. 1, n. 1., pp. 83-96, 2000. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/article/view/24125. Acesso em: jun. 2024.
ONOFRE, Elenice M. C.; JULIÃO, Elionaldo F. A Educação na Prisão como Política Pública: entre desafios e tarefas. Educação & Realidade, v. 38, n. 1, pp. 51-69, 2013. Dispionível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/V5W4MGrPhHnWn4HGNKcrs5L/. Acesso em: set. 2024.
PASCON, Daniela M.; PERES, Heloisa H. C. Aprendizagem Baseada em Projetos. In: Melaragno, A. L. P.; Fonseca, A. S., Assoni, M. A. S., Mandelbaum, M. H. S. (orgs.) Educação Permanente em Saúde. Brasilia, DF: Editora Aben, pp. 47-53, 2023.
PEREIRA, José A. Identificação e Biologia de serpentes aplicadas ao Ensino Médio: elaboração de protocolo ilustrado de aulas práticas com base na diversidade da região de Barra do Garças - Mato Grosso, e nas espécies do Parque Estadual da Serra Azul. 2019. 64f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional) – Instituto de Biociências, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2019. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFMT_994107c2523c2f0fa88df9f2832554d6. Acesso em: set. 2024.
RODRIGUES, Felipe B.; DUARTE, Michelle R.; SOUZA, Rosa C. C. L.; SOARES-GOMES, Abílio; SILVA, Edson P. Holocene crustaceans from the Tarioba shell mound, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Brazil. Check List, v. 12, n. 2, pp. 1-5, 2016. Disponível em: https://checklist.pensoft.net/article/19467/. Acesso em: set. 2024.
SALCEDO, Rosio F. B. Gestão do patrimônio cultural e natural. Ciência & Tecnologia, v. 8, n. 2, pp. 1-30, 2008. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/olam/article/view/1492. Acesso em: out. 2024.
SAMPAIO, Maria F. S. M. Discursos didáticos das expressões artísticas no 1º ciclo do Ensino Básico: práticas e estratégias. 2018. 261f. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, Liboa, 2018. Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/69723. Acesso em: jul. 2024.
SANTOS, Isabella A.; FERNANDES, Victória M. Sujeitos, experiências e trajetórias de vida: a relação dos presos-educandos com a escola na prisão. Faculdade Sant’Ana em Revista, v. 7, n. 2, pp. 486-512, 2023. Disponível em: https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2351. Acesso em: set. 2024.
SCHEEL-YBERT, Rita; AFONSO, Marisa C.; BARBOSA-GUIMARÃES, Marcia; GASPAR, Maria D.; YBERT, Jean P. Considerações sobre o papel dos sambaquis como indicadores do nível do mar. Quaternary and Environmental Geosciences, v. 1, n. 1, pp. 3-9, 2009. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002204225. Acesso em: out. 2024.
SIMMER, Henrique F. A relação da evasão escolar do adolescente e sua entrada na criminalidade. 2020. 113f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Faculdade Vale do Cricaré, 2020. Disponível em: https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/638?locale-attribute=pt_BR. Acesso em: set. 2024.
SOUZA, Rosa C. C. L.; LIMA, Tânia A.; SILVA, Edson P. Holocene molluscs from Rio de Janeiro state coast, Brazil. Check List, v. 6, n. 2, pp. 301-308, 2010. Disponível em: https://www.biotaxa.org/cl/article/view/6.2.301. Acesso em: set. 2024.
SOUZA, Rosa C. C. L.; SILVA, Edosn P.; FERNANDES, Flávio C. Sambaqui: baú de preciosas informações. Ciência Hoje, v. 36, n. 214, pp. 72-74, 2005.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez Editora, 2005.
URBANO, Tânia M.; MIRANDA, Rosalva A. Educação de Jovens e Adultos como ferramenta de transformação: EJA Prisional e EJATEC na promoção da inclusão social e econômica. Revista Missioneira, v. 26, n. 1, pp. 183-190, 2024. Disponível em: https://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/1928. Acesso em: out. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Augusto Barros Mendes

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os (as) autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os (as) autores(as) mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) em qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.







