Artesanías de la existencia: Corazonando la academia y la vida desde el tejido con mullo

corazonando la academia y la vida desde el tejido con mullo

Autores/as

  • Lissette Eliana Torres-Arévalo Universidade Federal do Rio Grande https://orcid.org/0000-0001-5607-4525
  • Narjara Mendes Garcia Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.16010

Palabras clave:

Artesanía elaborada con mullo; Pueblo Saraguro; Corazonar; Educación Ambiental.

Resumen

O objetivo deste artigo foi problematizar situações relacionadas à tecelagem com miçanga, a fim de apresentá-las como uma oportunidade de conectar a academia e a vida (GUERRERO-ARIAS, 2009, 2010, 2018). Alguns dados foram gerados através de entrevistas semiestruturadas, com mulheres do Saraguro, do sul do Equador e foram analisados por meio da Teoria Fundamentada (CHARMAZ, 2009). Entre as principais conclusões, destaquei o fato de pensar na afetividade como parte significativa do conhecimento, principalmente quando está relacionada a diferentes formas de sentir a vida e que pode ser pensada a partir da academia. Também, destaquei a importância de dar significado ao lugar e entender as subjetividades sentidas nas diferentes realidades que nos cercam.

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Biografía del autor/a

Lissette Eliana Torres-Arévalo, Universidade Federal do Rio Grande

Sou equatoriana, mulher, mestiza e artesã. Sou também, Médica Veterinária e Zootecnista, pela Universidade de Cuenca, Ecuador (2012). Fui bolsista pela SENESCYT, na "Convocatoria Abierta 2013, Primera Fase" e estudei o Mestrado em Gestão e Planificação Ambiental na Universidade de Chile, Santiago de Chile, obtendo o título de Magister em 2016. Nesse 2022, através de uma bolsa otorgada pelo convênio OEA/Coimbra, me tornei doutora em Educação Ambiental, pela Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande-Brasil. Minha área de pesquisa é o artesanato indígena elaborado com miçanga.

Narjara Mendes Garcia, Universidade Federal do Rio Grande

Graduação em Pedagogia- Educação Infantil. Mestre e Doutora em Educação Ambiental, pelo Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental (FURG). Doutorado Sandwich na Universidade do Minho, em Braga, Portugal, como bolsista CNPq. Estágio Pós-Doutoral no Instituto Universitário de Lisboa, como bolsista CAPES. Professora Adjunta no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA, na linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores Ambientais. Integra o GT 22 da ANPEd e o Eixo 17 da ANPEd Sul. Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq Ecoinfâncias: Infâncias, Ambientes e Linguagens. Pesquisadora no Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE/ FURG. Atuou como coordenadora pedagógica em programas sociais com jovens (Agente Jovem e Pro-Jovem) e com famílias em situação de risco. Coordenou o projeto de extensão e pesquisa em Educação Parental no Centro de Referência em Apoio às Famílias (CRAF/ FURG). Foi Coordenadora Pedagógica na Secretaria de Educação a Distância - SEaD/ FURG e atualmente é Coordenadora Geral da UAB na FURG. Aborda os seguintes temas: Educação Ambiental nas instituições educativas; Formação de educadores ambientais; Infâncias, juventudes e ambientes; Educação Parental; Educação da infância; Educação a Distância nos cursos de licenciatura.

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Publicado

2023-12-30

Cómo citar

Torres-Arévalo, L. E. ., & Mendes Garcia, N. . (2023). Artesanías de la existencia: Corazonando la academia y la vida desde el tejido con mullo: corazonando la academia y la vida desde el tejido con mullo. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 28(2), 1–27. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.16010