Artesanías de la existencia: Corazonando la academia y la vida desde el tejido con mullo

corazonando la academia y la vida desde el tejido con mullo

Authors

  • Lissette Eliana Torres-Arévalo Universidade Federal do Rio Grande https://orcid.org/0000-0001-5607-4525
  • Narjara Mendes Garcia Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.16010

Keywords:

Bead handicrafts; Saraguro people; Corazonar; Environmental Education.

Abstract

The objective of this article was to problematize some situations related to bead weaving, in order to raise them as an opportunity to corazonar both, academy and life (GUERRERO-ARIAS, 2009, 2010, 2018). Some data was generated through semi-structured interviews with women from the Saraguro people, of southern Ecuador and were analyzed through Grounded Theory (CHARMAZ, 2009). Among the main conclusions I rescued the fact of thinking about affectivity as a significant part of knowledge, mainly when it is related to different ways of feeling life and that can be thought from the academy. In addition, I highlighted the importance of giving meaning to the place and of understanding the subjectivities felt from the different realities that surround us.

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Author Biographies

Lissette Eliana Torres-Arévalo, Universidade Federal do Rio Grande

Sou equatoriana, mulher, mestiza e artesã. Sou também, Médica Veterinária e Zootecnista, pela Universidade de Cuenca, Ecuador (2012). Fui bolsista pela SENESCYT, na "Convocatoria Abierta 2013, Primera Fase" e estudei o Mestrado em Gestão e Planificação Ambiental na Universidade de Chile, Santiago de Chile, obtendo o título de Magister em 2016. Nesse 2022, através de uma bolsa otorgada pelo convênio OEA/Coimbra, me tornei doutora em Educação Ambiental, pela Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande-Brasil. Minha área de pesquisa é o artesanato indígena elaborado com miçanga.

Narjara Mendes Garcia, Universidade Federal do Rio Grande

Graduação em Pedagogia- Educação Infantil. Mestre e Doutora em Educação Ambiental, pelo Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental (FURG). Doutorado Sandwich na Universidade do Minho, em Braga, Portugal, como bolsista CNPq. Estágio Pós-Doutoral no Instituto Universitário de Lisboa, como bolsista CAPES. Professora Adjunta no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA, na linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores Ambientais. Integra o GT 22 da ANPEd e o Eixo 17 da ANPEd Sul. Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq Ecoinfâncias: Infâncias, Ambientes e Linguagens. Pesquisadora no Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE/ FURG. Atuou como coordenadora pedagógica em programas sociais com jovens (Agente Jovem e Pro-Jovem) e com famílias em situação de risco. Coordenou o projeto de extensão e pesquisa em Educação Parental no Centro de Referência em Apoio às Famílias (CRAF/ FURG). Foi Coordenadora Pedagógica na Secretaria de Educação a Distância - SEaD/ FURG e atualmente é Coordenadora Geral da UAB na FURG. Aborda os seguintes temas: Educação Ambiental nas instituições educativas; Formação de educadores ambientais; Infâncias, juventudes e ambientes; Educação Parental; Educação da infância; Educação a Distância nos cursos de licenciatura.

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Published

2023-12-30

How to Cite

Torres-Arévalo, L. E. ., & Mendes Garcia, N. . (2023). Artesanías de la existencia: Corazonando la academia y la vida desde el tejido con mullo: corazonando la academia y la vida desde el tejido con mullo. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 28(2), 1–27. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.16010