Português

uma perspectiva intercultural para a educação em Ciências

Autores/as

  • Mariana Ribeiro Porto Araujo Oregon State University
  • Carmen Roselaine de Oliveira Farias Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Rita Paradeda Muhle Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13063

Palabras clave:

Português

Resumen

Os pescadores artesanais constituem grupos sociais que atribuem significado complexo ao meio marinho e seus fenômenos complementares, constituindo um repertório de conhecimentos válidos que não podem ser desconsiderados na escola. Essa é uma posição teórico-política que reconhece a complexidade dos sistemas sociais e do conhecimento constituído em comunidades que estabelecem seu modo de vida em contato direto com os sistemas ecológicos, como pescadores, marisqueiras, quebradeiras de coco babaçu, entre outras. Nesse estudo etnográfico buscamos compreender os saberes relacionados ao ambiente e à pesca em uma comunidade de pescadores artesanais do Manguezal do Pina/Recife e suas possíveis relações com os conhecimentos e habilidades em geral presentes na educação escolar em ciências. O trabalho de campo foi apoiado em procedimentos de observação participante e registros em diários e entrevistas ao longo de 18 (dezoito) meses. Os resultados apresentam um quadro rico de saberes associados ao cotidiano da pesca e ao ambiente estuarino. A partir deles, fazemos uma discussão sobre a importância dos saberes locais na necessária ressignificação do ensino de ciências, apostando em seu potencial de contribuir tanto com a visibilidade e o reconhecimento dos conhecimentos provenientes de contextos socioculturais diversos do escolar, como também, demarcar uma perspectiva por onde se possa vislumbrar criticamente o ensino de ciências atual e inaugurar novos patamares de ação para uma educação intercultural.

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Biografía del autor/a

Mariana Ribeiro Porto Araujo, Oregon State University

Estudante de PhD em Antropologia na Oregon State University, graduada e mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco com um ano cursado na Monash University/Melbourne-Austrália. Desenvolve trabalhos da área de Educação, Ictiologia, Direitos Humanos e Sociedade. Tem experiência na área de Educação Ambiental e Biologia de grandes peixes pelágicos, atuando nas áreas relacionadas às comunidades tradicionais marinhas, pesqueiras e questões sociocientíficas no ensino de Ciências. Igualmente, é participante de dois grupos de pesquisa vinculados ao CNPq com focos em multi e transdisciplinaridade na relação entre direito e sociedade, e ensino de Ciências.

Carmen Roselaine de Oliveira Farias, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduada em Direito (FURG-1998) e especialista em Direito Ambiental (UNIMEP-2005). Mestra em Educação para a ciência (UNESP-2003) e doutora em Educação (UFSCar-2008) com estágio sanduíche em Lisboa (CIE-UL). Realizou entre 2009 e 2010 estágio de pós-doutorado no Programa de Pós Graduação em Educação da PUCRS no âmbito do PNPD/CAPES. Desde 2010 é professora do Departamento de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Campus de Recife, lotada na Área de Ensino das Ciências Biológicas. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Sustentabilidade (GEPES/UFRPE) e orienta trabalhos de IC, BEXT, mestrado e doutorado. Foi coordenadora do PPG em Ensino das Ciências da UFRPE de setembro de 2016 a janeiro de 2021. Atua em projetos de pesquisa e extensão nas áreas de educação ambiental e ensino de ciências, buscando articular perspectivas educativas e ecológicas em diferentes contextos. Linhas de investigação: educação ambiental e currículo; ensino de ciências e questões sociocientíficas e socioambientais; pesquisa de matriz fenomenológica; letramentos socioambientais.

Rita Paradeda Muhle, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutorado Sanduíche no Exterior na University of Saskatchewan (Canadá). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PUCRS. Bolsista Integral CNPq. Bióloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Bacharel e Licenciatura), Especialista em Diversidade e Conservação da Fauna pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Educadora Ambiental em Projetos Socioambientais e formação de professores no Rio Grande do Sul. Faz parte do grupo de pesquisa "Cultura, Ambiente e Educação" - UFRGS, e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Sustentabilidade (GEPES). Atualmente é pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Participação como pesquisadora colaboradora no Laboratório de Estudos Avançados Multidisciplinares da UERGS. 

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Publicado

2021-10-31

Cómo citar

Araujo, M. R. P., Roselaine de Oliveira Farias, C., & Paradeda Muhle, R. (2021). Português : uma perspectiva intercultural para a educação em Ciências. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 26(1), 109–137. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13063

Número

Sección

Dossiê "Educação Ambiental pós-colonial e comunidades tradicionais"