Livro de Ciências, Educação Ambiental, Ambiente e Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i1.8086

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Material Didático. Ciências da Natureza

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo analisar nos Livros Didáticos (LD) de Ciências do 7º ano do Ensino Fundamental utilizado em escolas públicas a forma com que a Educação Ambiental (EA) é apresentada e integrada ao conteúdo. O motivo para escolha é referente ao meio ambiente estar sofrendo com as atitudes e ações antrópicas, e com isso, a escola não pode ficar alheia de refletir criticamente os problemas ambientais e o LD. Os resultados demonstram a necessidade de trabalhar a EA como tema transversal em observação aos eixos temáticos propostos pelos PCN, a exemplo de Vida e Ambiente e Ser Humano e Saúde no planejamento e desenvolvimento das aulas de Ciências. O que exige o envolvimento dos sujeitos escolares para entender e perceber que cuidar do ambiente é cuidar da própria saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosangela Inês Matos Uhmann, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutorado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI. Professora do Curso de Química Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, RS.

Camila Dias Alves de Oliveira, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo – RS

Downloads

Publicado

2019-05-28

Como Citar

Uhmann, R. I. M., & Oliveira, C. D. A. de. (2019). Livro de Ciências, Educação Ambiental, Ambiente e Saúde. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 24(1), 145–165. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i1.8086

Edição

Seção

Artigos