Educação Infantil, Educação Ambiental e construção de valores: uma proposta de formação docente<br>Early Childhood Education, Environmental Education and Values Education: a proposal for teacher training

Autores/as

  • Cristiane Magalhães Bissaco Unesp Rio Claro
  • Deise Machado da Silva Secretaria Municipal de Educação
  • Danielle Aparecida dos Reis Unesp Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5572

Palabras clave:

Educação Infantil, Educação Ambiental, Educação em Valores.

Resumen

Diversos autores que vêm refletindo sobre a crise ambiental entendem que esta seria resultante de uma crise civilizatória, consequência de uma visão de mundo que promove os atuais padrões de relação sociedade-sociedade e sociedade-natureza. Sendo parte do processo de enfrentamento desta crise, a Educação Ambiental (EA) tem estado cada vez mais presente em escolas e outros espaços, já que o processo educativo é apresentado como uma das possibilidades para reverter o atual quadro de degradação instalado. Considerando a importância da inserção da construção de valores na educação em geral e as dificuldades existentes para a realização desse trabalho valorativo por parte do professor, essa questão, em se tratando da EA, se apresenta como importante tema para a formação continuada dos professores e gestores da Educação Infantil, o que será apresentado e discutido neste artigo.

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Biografía del autor/a

Cristiane Magalhães Bissaco, Unesp Rio Claro

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP e doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista, UNESP - Rio Claro.

Deise Machado da Silva, Secretaria Municipal de Educação

A autora é especialista em Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID (2013). Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba - FAC FEA (2009). Graduada em Pedagogia pela Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba - FAC FEA (2004). Habilitada no curso de Magistério pelo Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério - CEFAM (2000). Há cinco anos está na função de Orientadora Pedagógica de Educação Infantil (EI) na Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba/SP. Professora de Educação Infantil desde 2006 no mesmo município. Tutora presencial na Universidade Anhanguera no curso de Pedagogia – Araçatuba. Aluna especial no Mestrado em Educação pela FCT/UNESP, Presidente Prudente, cursando a disciplina Pedagogia de Paulo Freire (2014 - 2015) e Pedagogia Histórico-Cultural (2015).

Danielle Aparecida dos Reis, Unesp Rio Claro

A autora é doutoranda em Educação pela Unesp – Rio Claro e Mestre pelo mesmo programa e Instituição. Licenciada em Física pela Universidade Federal de Itajubá. Atua como tutora do curso de Licenciatura em Física, modalidade à distância, oferecido pela UNIFEI.

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Publicado

2016-05-31

Cómo citar

Bissaco, C. M., da Silva, D. M., & dos Reis, D. A. (2016). Educação Infantil, Educação Ambiental e construção de valores: uma proposta de formação docente<br>Early Childhood Education, Environmental Education and Values Education: a proposal for teacher training. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(1), 233–255. https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5572