Educação ambiental: uma proposta para a Educação Infantil<br>Environmental education: a proposal of early childhood education<br>Educación ambiental: una propuesta de educación infantil

Autores

  • Carolina Busik
  • Carolina Calixto Soletti
  • Karen Caon

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8575

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Educação Infantil. Sensibilização.

Resumo

Esse estudo buscou refletir sobre os principais fatores para uma educação ambiental no qual o grande crescimento do consumo e descarte imediato, o modo de vida individualista do ser humano, a utilização de recursos naturais limitados e o adensamento demográfico contribuem com a degradação do meio ambiente. Nessas perspectivas, a educação ambiental surge como uma proposta de ressignificação às práticas sustentáveis e ecológicas da vida humana. Na Educação Infantil, etapa da Educação Básica, a Educação Ambiental possibilita a sensibilização da criança por meio da apreciação, zelo e responsabilidade com o meio ambiente. Nessa pesquisa, apresenta-se ainda um relato de experiência desenvolvido durante um estágio curricular obrigatório do curso de pedagogia da Faculdade Murialdo com crianças de 3 a 6 anos de idade e atividades para uma Educação Ambiental na Educação Infantil. This study aimed to reflect on the main factors for an environmental education, in which the great growth of consumption and immediate disposal, the individualistic way of life of the human being, the use of limited natural resources and the population density contribute to the environmental degradation. In these perspectives, the environmental education comes up as a proposal of resignification to the sustainable and ecological practices of the human life. In Early Childhood Education, the stage of Basic Education, the Environmental Education makes the awareness of the child possible through appreciation, zeal and responsibility with the environment. In this research, there is also an experience report developed during a mandatory curricular internship in Education at Murialdo College, with children aged 3 to 6 years old, and activities for an Environmental Education in Early Childhood Education. Este estudio buscó reflexionar sobre los principales factores para una educación ambiental, en la cual el gran crecimiento del consumo y descarte inmediato, la manera de vida individualista del ser humano, la utilización de recursos naturales limitados y la densificación demográfica contribuyen con la degradación del medio ambiente. En estas perspectivas, la educación ambiental surge como una propuesta de resignificación a las prácticas sostenibles y ecológicas de la vida humana. En la Educación Infantil, etapa de la Educación Básica, la Educación Ambiental posibilita la sensibilización del niño por a través de la apreciación, cuidado y responsabilidad con el medio ambiente. En esta investigación, se presenta, también, un relato de experiencia desarrollado durante una pasantía curricular obligatoria del curso de pedagogía de la Facultad Murialdo, con niños de 3 a 6 años y actividades para una Educación Ambiental en la Educación Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Busik

Graduanda de Pedagogia. Faculdade Murialdo.

Carolina Calixto Soletti

Graduanda de Pedagogia. Faculdade Murialdo.

Karen Caon

Doutoranda. Faculdade Murialdo.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil: conhecimento de mundo. Brasília: MEC/SEF, v.03. 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Governo Federal. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil. Brasília: 2017.Disponível em:

<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil>. Acesso em: 10/08/2018.

BRASIL. LEI Nº 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981. Política Nacional do Meio Ambiente. Brasília, DF, setembro 2010. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6938.htm>. Acesso em: 31/07/2018

CARVALHO, Isabel. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2006.

CUBA, Marcos Antonio. Educação ambiental nas escolas. Educação, Cultura e Comunicação, v. 1, n. 2, 2011.

DIEGUES, Antonio Carlos S. Desenvolvimento sustentável ou sociedades sustentáveis: da crítica dos modelos aos novos paradigmas. São Paulo em perspectiva, v. 6, n. 1-2, p. 22- 29, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREITAG, Felipe; MOTTA, Vaima Regina Alves. Meios, modos e objetos de ensino de literatura para a sensibilização literária e para a formação de leitores no ensino médio: os alunos problematizam. Entrelinhas, v. 10, n. 1, p. 69-87, 2016.

IBRAHIN, FranciniImene Dias. Educação ambiental: estudos dos problemas, ações e instrumentos para o desenvolvimento da sociedade. São Paulo: Érica, 2014.

JR, Arlindo Philippi.; PELICIONI, Maria Cecília Focesi. Bases Políticas, Conceituais, Filosóficas e Ideológicas da Educação Ambiental. In: PELICIONI, Maria Cecília Focesi.; JR, Arlindo Philippi. Educação ambiental e sustentabilidade. Barueri, SP: Manole, 2014.

LOUV, Richard. A última criança na natureza: resgatando nossas crianças do transtorno do deficit de natureza. São Paulo: Aquariana, 2016.

MARCATTO, Celso. Educação ambiental: conceitos e princípios. Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais: Belo Horizonte, 2002.

MELLO, Suely Amaral. Algumas implicações pedagógicas da Escola de Vygotsky para a educação infantil. Pro-Posições, v. 10, n. 1, p. 16-27, 1999.

MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand, 2003.

MORGADO, Fernanda da Silva. A horta escolar na educação ambiental e alimentar:

experiência do Projeto Horta Viva nas escolas municipais de Florianópolis. 2006. Disponível em:

<https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/118768/230911.pdf?sequence=1> Acesso em: 17/08/2018.

NARCIZO, Kaliane Roberta dos Santos. Uma análise sobre a importância de trabalhar educação ambiental nas escolas. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 22, 2009.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma concepção pós-moderna do direito.In: A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000.

SATO, Michèle. Debatendo os desafios da educação ambiental.Revista ambiente e educação,2001. p. 14-33.

SEGURA, Denise de Souza Baena. Educação ambiental na escola pública: da curiosidade ingênua à consciência crítica. Annablume, 2001.

SERRANO, C. M. L. Educação ambiental e consumerismo em unidades de ensino fundamental de Viçosa-MG. Dissertação(mestrado em Ciência Florestal) - Universidade Federal de Viçosa: UFV, 2003. 91p. Disponível em:

<http://www.ipef.br/servicos/teses/arquivos/serrano,cml.pdf>, acesso em 30 de julho de 2018.

TIRIBA, Léa. Crianças da natureza: Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis.

ANAIS DO I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO –

Perspectivas Atuais, Belo Horizonte, novembro de 2010. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-%20pdf/7161-2-9-artigo-mec-criancas- natureza-lea-tiriba/file>. Acesso em: 03/08/2018.

VICENTINI, Dayanne. Formação e ensino na primeira infância: da aparência à essência para uma práxis humanizadora. Universidade Estadual de Londrina, dissertação de mestrado. Londrina/PR, 2018.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich; Et. al. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1989.

ZANON, Lenir Basso. Desafios da formação docente associados à reconstrução curricular na perspectiva da interdisciplinaridade e da educação ambiental. In: GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver.; MACÊDO, Francisco Cristiano da Silva.; SOUZA, Fábio Lustosa. Educação em ciências e matemática: debates contemporâneos sobre ensino e formação de professores. Porto Alegre: Penso, 2015.

Downloads

Publicado

2018-11-26

Como Citar

Busik, C., Soletti, C. C., & Caon, K. (2018). Educação ambiental: uma proposta para a Educação Infantil<br>Environmental education: a proposal of early childhood education<br>Educación ambiental: una propuesta de educación infantil. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, (1), 226–238. https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8575

Edição

Seção

Artigos