Rodas e Registros na formação de educadores:

narrativas sobre compreensão do pertencimento ao lugar na constituição do educador ambiental

Autores/as

  • Fernanda Seidel Vorpagel Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Cláudia da Silva Cousin Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.11305

Palabras clave:

Escrita, Lugar, Pesquisa.

Resumen

O presente texto constitui-se a partir dos diálogos e das escritas reflexivas decorrentes da disciplina “Relações de pertencimento na constituição de educadores ambientais”, do programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A metodologia das aulas foi pautada em Roda de Formação e na escuta sensível com a partilha de saberes. Desse modo, as discussões permearam na compreensão do sentido do lugar, dando ênfase ao significado deste nas pesquisas propostas. Os registros de escrita, neste caso, possibilitam adensar a compreensão do lugar enquanto espaço-tempo de transformação social e emancipação. Oportunizando o sujeito/leitor a pensar a sua própria ontologia de ser-e-estar-no-mundo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda Seidel Vorpagel, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestra em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Cláudia da Silva Cousin, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação Ambiental. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Citas

BERDOULAY, Vicent; ENTRIKIN, J. Nicholas. Lugar e sujeito: Perspectivas teóricas. In: MARANDOLA JUNIOR, Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia de. Qual o Espaço do Lugar? São Paulo: Perspectiva, 2014.

CHAVEIRO, Eguimar Felício. Corporeidade e lugar: Elos da produção. In: MARANDOLA JUNIOR, Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia de. Qual o Espaço do Lugar? São Paulo: Perspectiva, 2014.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael.Pesquisa Narrativa: Experiência e História em Pesquisa Qualitativa. 2. ed. Uberlândia: Edufu, 2015.

COUSIN, Cláudia da Silva. Pertencer ao naveg@r, agir e narr@r: a formação de educadores ambientais. 2010. 207f. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) – Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 67. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

FREIRE, Laísa; FIGUEIREDO, João; GUIMARÃES, Mauro. O papel dos professores/educadores ambientais e seus espaços de formação. Qual é a Educação Ambiental que nos emancipa? Revista Pesquisa em Educação Ambiental, n. 02, v. 11, p. 117-125, 2016.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2017.

GRÜN, Mauro. A importância dos lugares na Educação Ambiental. In: Revista eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. ISSN 1517-1256, v. especial, dezembro de 2008.

GUIMARÃES, Mauro. A formação de educadores ambientais. Campinas: Papirus, 2004.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

MARANDOLA JUNIOR, Eduardo. Lugar enquanto circunstancialidade. In: MARANDOLA JUNIOR, Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia de. Qual o Espaço do Lugar? São Paulo: Perspectiva, 2014.

MELLO, João BaptistaFerreira de. O triunfo do lugar sobre o espaço. In: MARANDOLA JUNIOR, Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia de. Qual o Espaço do Lugar? São Paulo: Perspectiva, 2014.

OLIVEIRA, Lívia de. O Sentido de Lugar. In: MARANDOLA JUNIOR, Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia de. Qual o Espaço do Lugar? São Paulo: Perspectiva, 2014. p. 03-16.

RELPH, Edward. Reflexões sobre a emergência, aspectos e essência do lugar. In: MARANDOLA JUNIOR, Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia de. Qual o Espaço do Lugar? São Paulo: Perspectiva, 2014.

SÁ, Laís Mourão. Pertencimento. In: JR, Luis Antônio Ferraro. (org.).Encontros e caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005, v. 01. p. 245 - 255.

WARSCHAUER, Cecília. Rodas em Rede: oportunidades formativas na escola e fora dela. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2001.

Publicado

2022-04-14

Cómo citar

Vorpagel, F. S., & Cousin, C. da S. (2022). Rodas e Registros na formação de educadores:: narrativas sobre compreensão do pertencimento ao lugar na constituição do educador ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(1), 411–423. https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.11305

Número

Sección

Seção Especial: XI EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (FIM)