A PAUTA DO PROFESSOR NA SALA DE AULA COM PESQUISA

Autores

  • Maria do Carmo Galiazzi Universidade Federal do Rio Grande, Furg, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v14i0.2882

Palavras-chave:

educar pela pesquisa, competência dialógica, formação permanente pela pesquisa

Resumo

Discute-se o educar pela pesquisa como princípio metodológico em sala de aula, sustentado pela competência dialógica do professor, pelo exercício da leitura, da escrita e da participação em coletivos de pesquisa. Argumenta-se em favor do professor desenvolver a capacidade de ouvir seus alunos em sala de aula, invertendo-se assim a lógica tradicional do trabalho em sala de aula focalizada no professor, em direção a ações conjuntas e articuladas entre o professor e seus alunos pela linguagem, favorecendo a capacidade de argumentação e de aprender a trabalhar na improvisação, vista como a capacidade de articular conhecimentos profissionais fundamentados pela pesquisa da e na sala de aula com seus pares..

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Galiazzi, Universidade Federal do Rio Grande, Furg, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

Atualmente é professora classe adjunto da Fundação Universidade Federal do Rio Grande e professora colaboradora da University of Minnesota no College of Education como supervisora de estágios na formação de professores. Possui doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2012-09-28

Como Citar

Galiazzi, M. do C. (2012). A PAUTA DO PROFESSOR NA SALA DE AULA COM PESQUISA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 14. https://doi.org/10.14295/remea.v14i0.2882