A PAUTA DO PROFESSOR NA SALA DE AULA COM PESQUISA

Maria do Carmo Galiazzi

Resumo


Discute-se o educar pela pesquisa como princípio metodológico em sala de aula, sustentado pela competência dialógica do professor, pelo exercício da leitura, da escrita e da participação em coletivos de pesquisa. Argumenta-se em favor do professor desenvolver a capacidade de ouvir seus alunos em sala de aula, invertendo-se assim a lógica tradicional do trabalho em sala de aula focalizada no professor, em direção a ações conjuntas e articuladas entre o professor e seus
alunos pela linguagem, favorecendo a capacidade de argumentação e de aprender a trabalhar na improvisação, vista como a capacidade de articular conhecimentos profissionais fundamentados pela pesquisa da e na sala de aula com seus pares..

Palavras-chave


educar pela pesquisa; competência dialógica; formação permanente pela pesquisa

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v14i0.2882

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental



Indexadores
Portal de Periódicos - Capes Repositório DSpace Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - IBICT Diadorim Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras Google Acadêmico The Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Alemanha) OEI - Biblioteca Digital Diretório Luso-Brasileiro Repositórios e Revistas de Acesso Aberto LATINDEX REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)
Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., E-ISSN 1517-1256, ISSN 2318-4884, Rio Grande, Brasil.