Educação Ambiental e a Permacultura na escola<br>Environmental education and permaculture at school
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i2.5399Keywords:
Educação Ambiental. Permacultura. Escola. Cidadania. Sustentabilidade.Abstract
Este trabalho apresenta uma proposta de ação em Educação Ambiental em uma Escola de Ensino Fundamental, realizado no ano de 2014. Através da construção de uma horta permacultural que envolveu comunidade escolar - professores, alunos, funcionários e pais, buscou-se tornar essa ação de Educação Ambiental permanente na Escola, visando à transformação social e ambiental. Os aprendizes de maneira ativa e permanente construíram conhecimentos e disseminaram informações e práticas educativas sobre o meio ambiente fazendo uso de pequenos espaços onde ocorreram grandes aprendizagens sobre temas relacionados a dimensão ambiental como alimentação saudável, uso correto da água e outros, com a intenção de estender todo esse conhecimento e praticas para todos os lares através dos multiplicadores, mediante reflexão, diálogo, e participação e exercício da cidadania na construção de sociedades sustentáveis.Downloads
References
DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. 9.ed. São Paulo. Atlas, 2010. 551p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo. Paz e Terra, 1996.
HOLMGREN, David. Os fundamentos da permacultura. Versão resumida em português (Brasil). Tradução Alexander Van Parys e Amantino Ramos de Freitas. Ecossistemas Design Ecológico, 2007. Disponível em: http://www.fca.unesp.br/Home/Extensao/GrupoTimbo/permaculturaFundamentos.pdf. Acesso em: 21 de mai. 2015.
HOLMGREN, David. Permacultura: princípios e caminhos além da sustentabilidade (2002); tradução Luiza Araújo. Porto Alegre: Via Sapiens, 2013.
JACOBI, Pedro. Meio ambiente urbano e sustentabilidade: alguns elementos para a reflexão. In: CAVALCANTI, C. (org.). Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1997. p.384-390.
JACOBI, Pedro. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. In: Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189-195, 2003.
LEGAN, Lucia. Escola sustentável-eco-alfabetizando pelo ambiente. Imprensa oficial do Estado de São Paulo. São Paulo, 2004.
LEGAN, Lucia. Criando habitats na escola sustentável: livro de educador. Imprensa oficial do Estado de São Paulo, Pirenópolis/GO: Ecocentro/IPEC, 2009.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Premissas teóricas para uma educação transformadora. Revista Ambiente e Educação, Rio Grande, n. 8, p.37-54, 2003.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza (org.) Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. 4ed. São Paulo: Cortez, 2008.
LOUREIRO Carlos Frederico Bernardo. Cidadania e meio ambiente centro de recursos ambientais: Construindo os recursos do amanhã, 2003. 168p.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Emancipação. In: Ferraro Jr, Luiz Antônio (org). Encontros e caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2007, v.2, p.158-169.
SAUVÉ, Lucié. A educação ambiental: uma relação construtiva entre a escola e a comunidade. Montreal: Projeto EDAMAZ, UQAM, 2000. 695 p.
SATO, Michèle; PASSOS, Luiz Augusto. Notas desafinadas do saber e do poder: qual a rima necessária à educação ambiental? Contrapontos, Itajaí, v. 3, n. 1, p.9-26, mar. 2009.