AMAZÔNIA, ENTRE UM OLHAR CIENTÍFICO E UM OLHAR AMAZÔNIDA: PISTAS PARA UM PROCESSO EDUCATIVO QUE INICIA COM AS PREOCUPAÇÕES LOCAIS

Authors

  • Elizandra Rego de Vasconcelos Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianóplis, Santa Catarina.
  • Nádia Magalhães da Silva Freitas UFPA

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2949

Keywords:

Amazônia, discursos, ciência

Abstract

A região Amazônica tem alcançado destaque mundial, tanto por sua extensão, pois perpassa vários países que compõem a América do Sul, inclusive o Brasil, quanto pela sociobiodiversidade que apresenta. O objetivo desse artigo é conhecer como os professores da educação básica percebem discursos que circulam sobre a Amazônia. A pesquisa é qualitativa e tem como como instrumento metodológico a entrevista projetiva semiestruturada. As análises revelaram discrepâncias entre o discurso científico e o desejo dos amazônidas. De modo que resquícios de uma ciência moderna puderam ser identificados no modo como os cientistas se posicionaram sobre o desenvolvimento, que se mostrou diferente da compreensão que os sujeitos da pesquisa têm do mesmo processo.

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Author Biographies

Elizandra Rego de Vasconcelos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianóplis, Santa Catarina.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), membro do Grupo de Pesquisa de Discursos sobre Ciência e Tecnologia (DICITE).

Nádia Magalhães da Silva Freitas, UFPA

Doutora em Desenvolvimento Sustentável pelo Núcleo de Altos estudos Amazônicos (NAEA), da UFPA. Professora do PPGECM, do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), da UFPA.

Published

2012-12-31

How to Cite

Vasconcelos, E. R. de, & Freitas, N. M. da S. (2012). AMAZÔNIA, ENTRE UM OLHAR CIENTÍFICO E UM OLHAR AMAZÔNIDA: PISTAS PARA UM PROCESSO EDUCATIVO QUE INICIA COM AS PREOCUPAÇÕES LOCAIS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 29. https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2949