IDEIAS SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E O ENFOQUE CTS, ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS

Autores

  • Elizandra Rego de Vasconcelos Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianóplis, Santa Catarina.
  • Luiz Carlos Silva Conceição Universidade Federal do Pará (UFPA).
  • Nádia Magalhães da Silva Freitas Universidade Federal do Pará (UFPA).

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3122

Palavras-chave:

Educação científica, Desenvolvimento sustentável, CTS.

Resumo

Talvez o desenvolvimento tenha sido o propósito mais almejado pela humanidade, durante todo o século XX. O conceito de desenvolvimento possui uma longa história de construção, constituindo-se, ainda, objeto de debates e controvérsias. E, por isso, o mais discutido e revisto durante este início de século XXI, em virtude de alguns aspectos que abrangem esse tema, tais como: a crise econômica, as desigualdades sociais, a fome, a violência, entre outros. Nesse sentido, propomo-nos a ampliar a compreensão dos conhecimentos sobre os fenômenos naturais e do processo de desenvolvimento, mediada pelo pressuposto da educação em ciências e da educação ambiental (EA). Este ensaio pretende trazer elementos que colaborem para justificar a necessidade de inserção do tema desenvolvimento sustentável no âmbito da educação científica e da EA, notadamente no ensino de ciências. Ademais, apontamos alguns caminhos possíveis para essa perspectiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizandra Rego de Vasconcelos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianóplis, Santa Catarina.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), membro do Grupo de Pesquisa de Discursos sobre Ciência e Tecnologia (DICITE).

Luiz Carlos Silva Conceição, Universidade Federal do Pará (UFPA).

Mestre em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM), da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Nádia Magalhães da Silva Freitas, Universidade Federal do Pará (UFPA).

Doutora em Desenvolvimento Sustentável pelo Núcleo de Altos estudos Amazônicos (NAEA), da UFPA. Professora do PPGECM, do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), da UFPA.

Downloads

Publicado

2012-11-27

Como Citar

Vasconcelos, E. R. de, Conceição, L. C. S., & Freitas, N. M. da S. (2012). IDEIAS SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E O ENFOQUE CTS, ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 28. https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3122