IDEIAS SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E O ENFOQUE CTS, ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS

Elizandra Rego de Vasconcelos, Luiz Carlos Silva Conceição, Nádia Magalhães da Silva Freitas

Resumo


Talvez o desenvolvimento tenha sido o propósito mais almejado pela humanidade, durante todo o século
XX. O conceito de desenvolvimento possui uma longa história de construção, constituindo-se, ainda, objeto de debates e controvérsias. E, por isso, o mais discutido e revisto durante este início de século XXI, em virtude de alguns aspectos que abrangem esse tema, tais como: a crise econômica, as desigualdades sociais, a fome, a violência, entre outros. Nesse sentido, propomo-nos a ampliar a compreensão dos conhecimentos sobre os fenômenos naturais e do processo de desenvolvimento, mediada pelo pressuposto da educação em ciências e da educação ambiental (EA). Este ensaio pretende trazer elementos que colaborem para justificar a necessidade de inserção do tema desenvolvimento sustentável no âmbito da educação científica e da EA, notadamente no ensino de ciências. Ademais, apontamos alguns caminhos
possíveis para essa perspectiva.

Palavras-chave


Educação científica; Desenvolvimento sustentável; CTS.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3122

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