PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES DE QUÍMICA ARTICULADOS A QUESTÕES AMBIENTAIS - O TEMPO E O ESPAÇO DA ESCOLA

Autores

  • Marli Dallagnol Frison Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí.
  • José Claudio Del Pino Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.4389

Palavras-chave:

Formação docente, Conhecimento Químico Escolar, Situação de Estudo, Educação Ambiental.

Resumo

Neste texto analisa-se a escola enquanto espaço de produção de conhecimento e desenvolvimento da consciência ambiental. Busca-se compreender se propostas curriculares denominadas de Situações de Estudo (SEs), produzidas a partir de uma problemática ambiental e articuladas aos conhecimentos cotidianos, permitem introduzir os conteúdos escolares previstos nos planos oficiais de ensino, e se são capazes de proporcionar aos indivíduos melhor compreensão da natureza complexa do ambiente. Destaca-se que o ensino desenvolvido nessa perspectiva, além de superar a fragmentação e a linearidade dos conteúdos escolares possibilita formar conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais (BRASIL, 1998, 2006) para tomadas de decisão qualificadas e responsáveis quanto às intervenções futuras no ambiente. Para a obtenção de dados de pesquisa foram analisados os registros dos encontros ocorridos entre professores de Química em formação inicial (PFI) e em exercício, da universidade e de uma escola de Educação Básica, e das aulas produzidas durante o desenvolvimento da SE “Ar Atmosférico”, no intuito de responder à seguinte questão de pesquisa: Como propostas de ensino produzidas a partir de uma problemática ambiental permitem introduzir os conteúdos escolares previstos nos planos oficiais de ensino de forma articulada e interdisciplinar e produzir conhecimentos que possibilitem melhorias na qualidade ambiental?

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Biografia do Autor

Marli Dallagnol Frison, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestre em Educação nas Ciências, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí – Professora do Departamento de Biologia e Química da Unijuí – CEP 98700-000 - Ijuí - Rio Grande do Sul – Brasil. Membro do Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências – Gipec-Unijuí.

José Claudio Del Pino, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí.

Pós-doutor pela Universidade de Aveiro - Portugal. Doutor em Engenharia de Biomassa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Mestre em Ciências Biológicas – Bioquímica – UFRGS. Professor do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e de Química da UFRGS. CEP 90035-003 - Porto Alegre – Brasil -

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Publicado

2014-05-05

Como Citar

Frison, M. D., & Del Pino, J. C. (2014). PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES DE QUÍMICA ARTICULADOS A QUESTÕES AMBIENTAIS - O TEMPO E O ESPAÇO DA ESCOLA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 24. https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.4389