EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ARTICULADORA PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO QUÍMICO ESCOLAR: IMPLICAÇÕES NO ENSINO E NA FORMAÇÃO PARA O ENSINO

Marli Dallagnol Frison, José Claudio Del Pino

Resumo


Este artigo focaliza os movimentos de um grupo de professores em formação inicial e em exercício
que, via Situação de Estudo (SE), pretendeu incorporar os princípios da Educação Ambiental (EA) ao Programa
de Formação de Professores de Química e ao currículo do Ensino Médio (EM) não como uma ação isolada, mas
como um projeto mais amplo de escola e de sociedade. Trata de uma pesquisa que acompanhou as ações de
estagiárias durante a produção e o desenvolvimento da SE “Diversidade de produtos polimerizados: implicações
para a qualidade da vida no ambiente”, junto a uma turma de estudantes da 2ª série do Ensino Médio. Destaca a
importância de se trabalhar com temas da vivência cotidiana dos estudantes e relacionados à temática ambiental, mas que possibilitem introduzir os conteúdos escolares, de forma articulada e contextualizada. Enfatiza o papelda escola na produção do conhecimento químico escolar e a importância desse conhecimento para que sejam
promovidas mudanças de atitudes e concepções em relação ao ambiente e à saúde. Os resultados revelaram que um ensino que contempla as características da SE e norteado pelos princípios da EA oferece oportunidades mais
frutíferas para que os estudantes produzam conhecimento escolar sobre os diferentes materiais polimerizados e,
também, proporciona melhores condições para a tomada de decisões mais conscientes quando solicitados.

Palavras-chave


Educação Ambiental; Prática docente; Formação de professores.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3112

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